Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Meditações - pêndulo fatal


Há em alguma parte - fora do Tempo, na Eternidade - um pêndulo misterioso, inexorável, que marcha entre duas pessoas, de um lado para outro, lento implacável, e que une as suas vidas e as separa!
Na Eternidade, obedecendo a leis que não conhecemos, duas pessoas são unidas pelo afecto, pela desgraça e depois separadas pela adversidade, pela morte.
Com um ritmo de dor ou de alegria, ou de tragédia, ou de morte, o pêndulo vai de um lado para o outro, da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
As duas pessoas cujas vidas estão reguladas por esse pêndulo, marcham pelo mundo, têm negócios, , amam, ambicionam, sentem tristezas, exaltam-se com alegria e, cronometricamente também, com regularidade fatal, chega o momento em que se aproximam, se unem, e uma faz a desgraça ou a fortuna da outra. [...]
O pêndulo - no infinito - oscilava da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, fatal, inexorável... E, nessa hora, trouxe a morte para um dos dois seres que a sua marcha inexorável unia.

Azorin, Pêndulo Fatal

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...







Sofrer de amor


Nada é pior do que sofrer de amor:
não há ninguém sem essa experiência
por ocorrer ao longo da existência
de todo e qualquer um, seja quem for.


Não é de agora só que isso acontece,
pois é ciência certa já de outrora:
tanto se pena quando se namora
como em qualquer estado se padece.


Também chegou a vez da minha dor,
só que não tem igual meu sofrimento
por haver sido Deus… o causador.


Se nos deixou constituir um lar,
vivendo as ilusões do casamento,
por que haveria, amor, de te levar!


João de Castro Nunes