Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Há 100 anos... João Canongia, Ourives, Lisboa


Carimbo de metal "João Canongia, Ourives, Rua Áurea". Joaquim Ignacio Canongia, mestre artífice fabricante de sedas de origem catalã, chega a Portugal no rescaldo do terramoto de 1755, no fluxo migratório incentivado pelo Marquês de Pombal para aumentar a mão-de-obra qualificada no país. Canongia, instala-se na villa de Oeiras. Ele era natural da cidade de Manresa, muito próximo de Barcelona.

Teve vários filhos, entre eles , José Avelino Canongia (1784-1842), famoso clarinetista. Um irmão mais novo, Joaquim Ignacio, teve quatro filhos: Joaquim Ignacio [Júnior],Thiago Henrique, João Baptista e José Victorino. «Os tres primeiros tambem se dedicaram á musica e filiaram se na irmandade de Santa Cecilia»110. O mais novo, José Victorino, «seguiu [antes] o officio de ourives», assim como, posteriormente, o filho deste (portanto sobrinho-neto de José Avelino), Eustáquio Canongia. Um outro sobrinho-neto do famoso clarinetista, de seu nome João Canongia e filho de João Baptista, terceiro filho de Joaquim Ignacio, seguiu igualmente o ofício de ourives, e pelo final do séc. XIX conservava ainda «um resto das tradições [musicais] de família, tocando violino nas orchestras de amadores». Isto, segundo relato de Vieira no seu Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes, que foi editado em 1900, onde ele se refere a este João Canongia como sendo ainda vivo.

Carimbo de metal, pertencente actualmente ao relojoeiro João Vinhas

3 comentários:

Maria Celeste disse...

Uma correção: o"mestre artífice fabricante de sedas de origem catalã" chamava-se IGNÁCIO CANONGIA e não Joaquim Inácio C. Canongia.Aliás
é assim que está descrito na pag197
da obra citada.
O 2º filho do Ignácio C.,esse sim,
chamava-se Joaquim Inácio C.e o 1º
filho deste também Joaquim Inácio C.Jr..C/ estes 3 nomes tão parecidos em "jogo"convem estarem bem arrumados para evitar confusões.Posto isto,gostei muito deste blogue pois nele são mencionados vários dos meus ascendentes diretos:
-Ignácio C.-meu 5º avô
-Joaquim Inácio C.-meu 4º avô
-José Vitorino C.-meu 3ºavô
-Eustáquio Augusto C.-meu 2º avô
e é sempre agradável ouvir falar da família...
A "estrela do blogue.João C.era filho do Joâo Baptista C.,irmão mais novo do José Vitorino e portanto seu sobrinho.Mas o máximo de "likes"vai para o carimbo de metal !!!Vou juntar à coleção que já tenho da 1ª ourivesaria E.A.Seixas & Canongia(1865)e depois só a dele J.V.Canongia que passa para o filho E.A.Canongia,após a sua morte em 1894.
José Emílio Canongia Lopes

Joeusa Fortuna Salles Santos disse...

O avo de minha avó, Thiago Henrique Canongia, foi o primeiro Canongia a vir para o Brasil, com a esposa Emilia Carolina e seus 5 filhos (Henrique Jorge, Cecilia Amélia, Arthur Emilio, Alfredo e Antonio Augusto)para aqui fundar uma editora de partituras musicais como seu irmão Joaquim Inácio Junior fundara e Lisboa e no Porto com muito sucesso. Arhur Emílio foi o pai de minha avó . Como seu pai, avô e tio-avô foi músico e compositor.

Joeusa Fortuna Salles Santos disse...

O avô de minha avó Adélia foi Thiago Henrique Canongia, o segundo filho de Joaquim Ignacio Canongia, veio paraxo Brasil com a esposa e seus 5 filhos (Henrique Jorge, Cecilia Amélia, Arthur Emílio, Alfredo e Antonio Augusto) para aqui fundar um editora de partituras musicais como seu irmão Joaquim Ignacio Junior fundara em Lisboa e no Porto com muito sucesso. Foi uma das primeiras no Brasil, na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro. Foram os primeiros Canongia no Brasil . Seu filho Arthur Emílio foi o pai de minha avó Adélia Canongia de Medeiros Correa. Como seu pai, seu avô e seu tio avô foi músico e compositor. Hoje são muitos Canongia no Brasil, usando ainda o sobrenome ou não mais, como eu , por te-lo perdido com o passar do tempo. Mas tenho orgulho de ser descendente dessa família com uma história tão bonita.