Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 9 de outubro de 2011

Espólio de Francisco Sobral Frade, relojoeiro em Beja

Estação Cronográfica tomou recentemente posse de parte do espólio documental de um relojoeiro vendedor e reparador de Beja, Francisco Sobral Frade, activo na cidade durante a segunda metade do século XX.

Na imagem de cima, Livro de Assentos, onde Frade registava vendas e reparações. Na imagem de baixo, a última anotação, a 14 de Março de 1971, referente à reparação do relógio de torre de Selmes, localidade do município da Vidigueira.

Estação Cronográfica vai começar a estudar este acervo, dando disso conta aqui, quando se justifique. E tentar saber um pouco mais da figura de Francisco Sobral Frade.

Estação Cronográfica, que ao longo das duas últimas décadas tem feito um levantamento sistemático dos actores no Tempo português (ver, por exemplo, História do Tempo em Portugal et alia) apela a instituições e particulares para que não deitem fora este tipo de documentação e nos deixem tomar contacto com ela antes do seu irremediável desaparecimento.

A História de Portugal, a História da Evolução das Mentalidades, a História do Tempo, também se faz disto.

Sem comentários: