Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Estácio dos Reis edita História do Observatório de Marinha


Os CTT editaram mais uma obra do investigador Estácio dos Reis, onde este conta a história do Observatório Real da Marinha, fundado em 1798, em Lisboa.

Vida atribulada, a do Observatório, contada em 180 páginas profusamente ilustradas, numa edição que vem acompanhada de uma série de selos evocativos do Ano Internacional da Astronomia (2009).

O Observatório, que mudou várias vezes de sítio, quando esteve junto ao rio chegou a ser marcador colectivo de tempo, para terra, mas sobretudo para as embarcações ancoradas no Tejo, pois nele funcionou um Balão da Hora (conhecido como Balão do Arsenal, para acerto dos cronómetros de bordo, que assim tinham consigo, "congelado", o tempo de Lisboa, com o qual podiam calcular a longitude em mar alto).

A capa do livro é uma pintura de João Pedroso, onde aparece a única representação iconográfica que se conhece do célebre Balão.
Este é o trabalho mais completo até hoje editado sobre o Observatório de Marinha.

O Comandante Estácio dos Reis é uma das maiores autoridades internacionais em termos de instrumentação de marinharia, nomeadamente em termos de astrolábios. Click em baixo para aumentar.

1 comentário:

Henrique de Brion disse...

Caríssimo Cmdt. Estácio dos Reis,
Gostaria de muito agradecer, este e todos os seus tão preciosos trabalhos de investigação com que nos presenteia.
Muitos Parabéns para um verdadeiro cientista das artes náuticas... e amigo.
H de Brion