Uma das personagens mais famosas da história da humanidade nascidas em 25 de Dezembro é o inglês Isaac Newton (em 1642). Mas a maioria das enciclopédias indicam a data de 4 de Janeiro do ano seguinte.
Newton nasceu, de facto, no dia de Natal de 1642, mas segundo o calendário juliano que então vigorava em Inglaterra e noutros países da Europa do Norte, correspondendo a 4 de Janeiro de 1643 no calendário gregoriano (hoje em vigor em praticamente todo o mundo).
O calendário gregoriano começou a ser usado em 1582, imposto pela bula Inter Gravissimas, do papa Gregório XIII. Aderiram desde logo ao novo calendário Espanha e Portugal (unidos na altura pela mesma coroa), seguidos de outros países católicos.
O calendário juliano tinha acumulado um desvio de cerca de dez dias em relação ao ritmo dos astros e a Páscoa estava a ser levada para cada vez mais tarde no ano. Com o calendário gregoriano, foram suprimidos dez dias, fazendo-se assim o acerto. Assim, o dia 4 de Outubro de 1582 passou a 15 de Outubro, o primeiro dia do novo calendário.
A Inglaterra adoptou o calendário gregoriano apenas a 2 de Setembro de 1752 do calendário antigo (14 de Setembro no novo - a diferença era agora de 12 dias).
Sem comentários:
Enviar um comentário