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sábado, 2 de setembro de 2023

Rolex compra Bucherer e fica com posição dominante no retalho mundial

Editorial do Relógios & Caneyas online Setembro

Rolex compra Bucherer e fica com posição dominante no retalho mundial

A Rolex anunciou a compra da Bucherer, a maior cadeia de retalho de relógios topo de gama do mundo, com mais de 100 pontos de venda espalhados pelo globo, metade deles vendendo Rolex e a sua segunda marca, a Tudor. Com a aquisição, que terá de ser ainda confirmada pela autoridade suíça da Concorrência, a Rolex adquire ainda os relógios marca Bucherer.

A Bucherer continuará no negócio com o seu próprio nome e a operar independentemente, nas suas 15 boutiques na Suíça, mais de 30 nos Estados Unidos, cinco na Alemanha, outras tantas no Reino Unido e em alguns dos mais prestigiados espaços em França, Áustria e Dinamarca.

A ligação entre a Rolex e a Bucherer é histórica – desde há um século que os relógios daquela marca são vendidos pela empresa familiar. No ano passado, a Rolex anunciava um programa de venda de relógios em segunda mão, iniciando-o precisamente com o parceiro Bucherer.

A Bucherer, sempre em mãos da família de Lucerna com esse nome, adquiriu ao longo dos anos redes da concorrência (Kurz em 1989, Swiss Lion em 2001, The Watch Gallery em 2017 e sobretudo Tourneau em 2018)

Sem descendência directa, a actual geração, Jörg G. Bucherer, decidiu vender o império familiar ao seu mais antigo parceiro de negócio. A Bucherer continuará a vender o portefólio de marcas com quem tem contrato, para além de Rolex, Tudor e Bucherer. Com a aquisição, a Rolex passa a ter acesso à margem de comercialização total dos seus relógios na rede Bucherer, fortalecendo assim a posição como nº 1 das marcas suíças em volume de negócios e lucros.

Além disso, a Rolex passa a ter acesso a informação privilegiada sobre as marcas concorrentes, como sublinha Rob Corder, especialista no sector. Mas Nuno neves dos Santos, um quadro português que esteve durante décadas no maior retalhista nacional, faz-nos notar que isso não é inédito: o Swatch Group, o maior do mundo, detém a cadeia Hour Passion, vendendo nela as suas marcas (de Breguet a Tissot, passando por Omega ou Longines) juntamente com outras independentes, como Breitling ou Chopard.

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