Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro acolhe acervo único sobre a pandemia, em parceria com o Arquivo Ephemera

(fotos do Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal)

A Exposição “aC / dC – Tempos de Pandemia”, patente na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarrreiro / IPS) até 30 de Junho, foi inaugurada na passada segunda-feira, em cerimónia a que assistiram a Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Catarina Delgado; o Director da ESTBarreiro, Pedro Neto; e o fundador do Arquivo Ephemera, José Pacheco Pereira.

A exposição reúne um acervo único no país de material relacionado com a COVID-19 e o seu impacto na sociedade portuguesa.

A mostra é também uma oportunidade para assinalar a 10ª edição do curso de Licenciatura em Biotecnologia, área do saber que assumiu especial destaque na mitigação dos efeitos da pandemia.

Recorde-se que o IPS pôs em marcha, logo em Abril de 2020, um conjunto de acções para apoiar o esforço dos serviços de saúde e forças de segurança na resposta à pandemia, como é o caso dos cerca de 9 mil litros de álcool gel produzidos sob responsabilidade técnica do seu corpo docente e em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, com a Câmara Municipal do Barreiro e as escolas do concelho. Ainda nesse ano, a instituição vê certificado o IPS COVID Lab, unidade laboratorial de testes de diagnóstico que permitiu prevenir e identificar potenciais surtos no seio da comunidade académica e que se mantém em funcionamento na ESTBarreiro/IPS, também com uma componente de investigação.

Vários materiais que documentam estas iniciativas juntam-se assim ao espólio reunido pelo Arquivo Ephemera desde o início da pandemia, objectos tão diversos como cartazes artesanais e institucionais alusivos à COVID-19, primeiras páginas de imprensa, autocolantes, t-shirts, material de aviso sanitário, e parte da vasta de colecção de máscaras do Ephemera, viseiras, gel, luvas, fatos cirúrgicos, kits de vacina e outra parafernália nacional e internacional. A colecção contempla ainda filmes de manifestações contra o confinamento captados pelos voluntários do Ephemera, fotografias dos períodos de confinamento ou milhares de posts que foram aparecendo nas redes sociais, relacionados com a pandemia.

Preservar a memória e equacionar a comunicação de ciência em tempos excepcionais são objectivos desta exposição, documentando um mundo que mudou com o impacto deste novo vírus, ao ponto de se poder falar de um  aC/dC – um antes e um depois da COVID-19. A mostra estará patente todos os dias úteis, entre as 10h00 e as 16h30, com entrada livre.

Estação Cronográfica é autor do conceito desta exposição, que surge na sequência de outra semelhante, ocorrida em 2021 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Para saber mais, pode ver aqui, aqui, aqui, aqui, ou aqui.


















































































Sem comentários: