Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 16 de março de 2023

Meditações - os velhos só têm o presente

Diz-se que os velhos só têm o presente, o que não está longe da verdade. Não têm passado nem futuro. O passado, como sucede com toda a gente, já passou. Uns mais do que outros, podem guardá-lo na memória e é tudo o que dele lhes resta. Quanto ao tempo que os espera, a imprevisibilidade da sua dimensão e a certeza, dia após dia sentida, da diminuição progressiva das suas capacidades, rouba-lhes a ideia de futuro. Não lhes permite fazer planos. Vivem, como também se ouve dizer, “um dia de cada vez”.

É nesta tranquila certeza que, nos meus muitos anos já vividos, organizo as 24 horas do dia, de todos os dias. O corpo está cansado, por vezes muito cansado, mas a mente nunca esteve tão activa. Já o disse aqui e volto a dizer que, nas muitas horas em que estou sentado, frente ao monitor, a dedilhar, letra a letra, procurando acompanhar o pensamento, não tenho idade nem os muitos problemas de saúde próprios dos gerontes. Vem-me ao de cima a alegria, a ingenuidade e a curiosidade da criança que fui, a ousadia, a irreverência, a insatisfação e a generosidade da adolescência, a energia, a determinação e a persistência dos meus anos de adulto no activo. A tudo isto adiciono a ponderação, a paciência e a bonomia dos velhos.

Mas a verdade é que o meu horizonte de vida é pequeno para o muito que tenho em mãos e tudo o que ainda me proponho cumprir, e nesse muito está, por um lado, continuar a escrever sobre o que a vida e a profissão me ensinaram e, por outro, continuar a exercer o que entendo ser o meu dever de cidadania.

E aqui estou, entre outras acções cívicas que abraço, ao lado dos Professores.

Professor Galopim de Carvalho

Sem comentários: