Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cronómetro Soares, uma marca "portuguesa", com certeza

Exemplar de carga manual, "Cronómetro Soares", dos anos 1950 ou 1960. Mais um caso das chamadas "marcas portuguesas", relógios com marca registada a nível nacional, fabricados em França ou na Suiça, a que o importador colocava o seu nome ou algo relacionado, como as letras do nome, mas ao contrário (como SATIF para o apelido Fitas). Fotos do relojoeiro João Vinhas, de Estremoz.


Relata-nos João Vinhas:

"O meu falecido avô, Amadeu, foi empregado do dono desta marca, Manuel Soares, de Pedreira de Febres. Ele teve um dos primeiros VW carochas, era ourives ambulante na zona de Galveias e Benavila. Os representates da marca Soares eram, normalmente, outros ourives ambulantes, que lhe compravam a preço de revenda, para depois venderem noutras zonas do país.

"Nos meus 33 anos de profissão, já me passaram alguns pelas mãos. Estas máquinas, com 5, 6 ou até 7 décadas, são fabulosas.

"Manuel Soares terá dito uma vez ao meu avô;

"'Eh Amadeu, a minha malita (do ouro), mais a tua malita, que também é minha, e mais um poucochinho que tenho lá em casa, não dariam para comprar uma propriedade?'"

Sem comentários: