Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Tratado dos Gemidos Espirituais ou um Franciscano exaltado na Lisboa do séc. XVII


Carlos Augusto da Silva Campos foi responsável pelo Almanaque Comercial de Lisboa. Em 1883 lança também o Novo Almanaque Familiar Católico e Literário para o ano seguinte. Não sabemos se houve continuidade deste título. O Arquivo Ephemera, no seu Núcleo do Tempo, possui um exemplar dessa primeira edição.

Para além das habituais secções de informações úteis deste tipo de anuários, o Novo Almanaque termina com uma secção de textos de cariz religioso.

Nestes inclui-se uma carta do Padre António Vieira, datada de 1 de Janeiro de 1675. A partir de Roma, o jesuíta alerta para as pregações que um Franciscano andava a fazer em Lisboa, exaltando os ânimos na capital, arrastando multidões com os seus gestos teatrais e palavras incendiárias.

Vieira não foi o único a atacar Frei António das Chagas (1631-1682), cujo nome secular era António da Fonseca Soares. D. Francisco Manuel de Melo também se irritava com as perorações extremistas do franciscano (segundo algumas interpretações, chegava a apelar ás multidões que o ouviam para que partissem ao ataque de Cristãos Novos). 

Filho de um juiz, António da Fonseca Soares participou como militar na guerra da Restauração, escapando de ser condenado devido a um crime que cometera. É nesse período que se dedica à poesia, ganhando o cognome de Capitão das Boninas. Parte entretanto para o Brasil, regressando em 1656 e continuando a carreira das armas. 

Em 1663 deixa a vida militar e decide tomar ordens. Tornou-se pregador e fundou o seminário do Varatojo. Dos textos religiosos que escreveu destaca-se o “Tratado dos Gemidos Espirituais, vertidos de um pedernal humano a golpes de Amor Divino”. As suas cartas foram compiladas no volume "Cartas Espirituais" e os seus poemas foram publicados na Fénix Renascida

A carta de Vieira: 

Sem comentários: