Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 22 de dezembro de 2018

Catalina Pestana (1946 - 2018)


Em 2005, na Acamedia das Ciências

Faleceu Catalina Pestana. Foi no meio do furacão - o escândalo de pedofilia na Casa Pia - que a conhecemos. Quando, em 2000, começámos a investigação para História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal, que seria publicado em 2003, contámos com o seu apoio para a consulta dos arquivos da Casa Pia, onde ainda hoje funciona a única Escola de Relojoaria do país.

A partir de então, Catalina Pestana acompanhou o lançamento de várias obras nossas sobre o tema do Tempo e da Relojoaria, nomeadamente Cronologia do Tempo em Portugal (2004) ou Manuscrito Anónimo de Relojoaria na Academia das Ciências de Liaboa, comunicação que fizemos em 2005 naquela instituição e que deu lugar à publicação de um livro com o mesmo nome.

De aspecto afável e doce, qual avozinha, Catalina Pestana sempre sobe demonstrar firmeza e rectidão nas alturas mais difíceis. Alguém que soube prestigiar a Casa Pia, em tempos muito conturbados. Lembremos isso neste momento.


Em 2003, na Casa Museu Fundação Medeiros e Almeida



Dados da Infopédia:

Maria Catalina Batalha Pestana nasceu em 1946. Viveu no Barreiro e fez o liceu em Setúbal, antes de ir estudar para a universidade em Lisboa. Catalina Pestana é licenciada em Filosofia pela Universidade de Letras de Lisboa. Aos 24 anos, quando era professora de um colégio feminino, foi uma das organizadoras de férias para filhos de presos políticos, passando a ser vigiada de perto pela PIDE. Em 1975, assumiu a direção do Colégio de Santa Catarina, em Lisboa, pertença da Casa Pia. Exerceu estas funções durante cerca de doze anos, até 1987, naquele que era o único estabelecimento misto da instituição.

Entretanto, em 1982, concluiu o mestrado em Psicologia Educacional.

Depois de deixar a direção do colégio casapiano começou a dar aulas de Análise Sócio-Histórica da Educação na Faculdade de Motricidade Humana. Embora mantendo as funções de docente, entre 1990 e 1993, foi coordenadora nacional do Projeto Vida de Prevenção da Toxicodependência em Meio Escolar. Esta função foi exercida no âmbito do Programa de Promoção e Educação para a Saúde, do Ministério da Educação. A partir de 1998, passou a exercer o cargo de diretora do Plano para a Eliminação de Exploração do Trabalho Infantil, o que aconteceu durante quatro anos.

Em finais de 2002, Catalina Pestana foi escolhida pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho, liderado por Bagão Félix, para ser a provedora da Casa Pia de Lisboa, em substituição de Luís Rebelo, exonerado em finais de novembro de 2002. Na tomada de posse, a 5 de dezembro de 2002, estiveram presentes o então Primeiro-Ministro Durão Barroso e o Ministro da Segurança Social e do Trabalho, Bagão Félix. Catalina Pestana manteve sempre a atividade de professora enquanto desempenhou outros cargos.



Em 2005, na mesa, da esquerda para a direita - Comandante Estácio dos Reis, Catalina Pestana, Fernando Correia de Oliveira, Goreti Santos (Duamantouro, empresa que representava os relógios Girard-Perrgeaux em Portugal, marca que apoiou a edição de História do Tempo, um represente da GP, Teresa Vilaça, Directora da Casa Museu Fundação Medeiros e Almeida.




Em 2005, aquando da comunicação que fizemos na Academia das Ciências de Lisboa. Com o apoio dos relógios Vacheron Constantin, a comunicação foi editada em livro.






Sem comentários: