Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 10 de junho de 2017

Quando a relojoaria suíça, através da Swatch, se reinventou...



(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

"[...] Por vezes, esta atitude toma a forma de um reinventar do próprio produto. Quando os fabricantes de relógios suíços se confrontaram com a quase extinção face aos japoneses, deliberadamente romperam com o seu passado, que se ligava à tradição histórica da Suíça no fabrico de relógios de qualidade e passaram a produzir relógios descartáveis baratos em vez de peças topo de gama. Em vez de limitar o uso de cores tornaram-nos coloridos. Passaram a fabricar relógios de plástico e não de metal. Fizeram-nos engraçados e não formais. Encorajaram o consumidor a comprar não apenas um, mas dois relógios. A Swatch tornou-se não só o ícone da cultura popular, como também o mais bem sucedido negócio dos últimos anos. [...]", escreve C. Anthony Brook, no artigo "Eating the big fish", publicado na Marketeer de Abril de 1999.

Face aos múltiplos desafios actuais, está na altura de a indústria relojoeira helvética se reinventar de novo. Ou, desta vez, morre mesmo, arriscamos nós.

Sem comentários: