Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 27 de dezembro de 2014

O mais surpreendente relógio de todos os tempos...


Breve da Revista Flama, em 1958, dado conta d'O mais surpreendente relógio de todos os tempos, feito por Jens Olsen e colocado no Palácio da Justiça, em Copenhaga (arquivo Fernando Correia de Oliveira).

O Relógio Mundial  ou Verdensur foi construído em meados do século XX. Além de horas, minutos e segundos, indica as posições relativas do sol, da lua e das estrelas. Vários mostradores indicam o tempo nas diferentes zonas horárias.

Composto pos mais de 14.000 peças, prevê os eclipes solares e lunares, dá a equação do tempo.

Totalmente mecânico, o Verdensur tem inúmeras rodas dentadas - a mais rápida dá uma volta cada 10 segundos, a mais lenta, cada 25.753 anos.

Olsen, um serralheiro dinamarquês, que concebeu todo o relógio, morreu em 1945, dez anos antes de ele estar pronto.

Os cálculos para este relógio astronómico e calendário perpétuo foram feitos até 1928, sendo a partir de então supervisionados por um astronónomo, o Professor Elis Strömgren. O desenho do relógio foi feito entre 1934 e 1936 e a sua construção ocorreu entre 1943 e 1955.

O Verdensur começou a trabalhar a 15 de Dezembro de 1955 e tem corda para uma semana.


(fotos Wikipedia)

1 comentário:

Unknown disse...

Creio que está enganado? Foi um que é suposto ter sido construido por Arquimedes.Por causa da minha caligrafia rudimentar ,aconselho a se informar davantage,o relogio em questão foi encontrado num barco Grego naufragado no Mideterraneo depois de milhares d'anos.Ano novo feliz e cheio de paz.