Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Meditações - Na areia que rolou da ampulheta dos annos

Não sei se era visão, filha do Mêdo, 

Se verdadeira apparição nocturna; 

Mas da sombra profunda do arvoredo, 

Que o luar tornava muito mais soturna, 


Vinham surgindo mysteriosamente 

Phantasmas espectraes que eu distinguia 

Através do sudário transparente 

Como o primeiro alvorecer do dia... 


E por deante de mim todos passavam, 

E olhavam-me e choravam... 

De mágoa ou compaixão, não sei dizê-lo; 

Mas tudo o que aos meus olhos evocavam 

Parecia-me um longo pesadelo... 


Eram os Sonhos, as Chimeras mortas 

Na minha morta Phantasia, 

Que do vasto sepulcro abrindo as portas, 

Passavam nessa funebre theoria... 


Projectos, Intenções, Ideias, Planos, 

Illusões d'um passado esquecido e desfeito, 

Na areia que rolou da ampulheta dos annos 

E que um vento de morte espalhou no meu peito.


António Joaquim de Castro Feijó - Sol de Inverno: ultimos versos : 1915

Sem comentários: