Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Relógios & Canetas online - Editorial - ano recorde

Editorial Fevereiro

Ano recorde, mesmo sem China e Hong Kong, mas com MoonSwatch

A Suíça exportou em 2022 relógios num valor recorde de 24,8 mil milhões de francos (mais 11,4 por cento do que no ano anterior). Isto apesar de dois dos seus três principais mercados terem quebrado no ano passado.

A China, segundo mercado, importou menos 13,6 por cento; Hong Kong, terceiro mercado, importou menos 10,5 por cento. Os Estados Unidos, principal destino dos relógios suíços em 2022, importou mais 26,3 por cento. Portugal terminou o ano como 28º mercado, com um aumento de 14,6 por cento.

Em quantidade, a indústria relojoeira suíça estabilizou, depois de anos de diminuição - 15,8 milhões de relógios exportados (mais 0,3 por cento do que em 2021 – 49 mil unidades).

Oliver R. Müller, analista do sector, faz notar que, se não fosse o fenómeno MoonSwatch (estima-se vendas de um milhão destes relógios), a Suíça teria exportado menos 900 mil unidades, e partindo de uma base já de si muito baixa. O país exporta hoje cerca de metade dos relógios que exportava há 20 anos (29,6 milhões em 2000).

Daí que o preço médio por relógio exportado tenha continua a aumentar, cifrando-se agora nos 1.500 francos (o que dá um preço público da ordem dos 3 mil francos).

Com a imprevisibilidade que a guerra na Europa significa, a indústria relojoeira helvética está, apesar de tudo, optimista – espera um retomar forte do consumo na China.

A nível global, o conjunto dos HNWI (High Net Worth Individuals, fortuna líquida de 1 milhão de dólares) e dos UHNWI (Ultra High Net Worth Individuals, fortuna líquida de 30 milhões de dólares) continua a ser cada vez maior – serão no total 60 milhões de indivíduos em todo o mundo. A relojoaria suíça é um dos seus produtos de luxo preferidos. Tanto no mercado de primeira como de segunda mão (que este ano deverá ultrapassar o primeiro em termos de valor).

Sem comentários: