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quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Joalheiro milanês Buccellati em exclusivo na Boutique dos Relógios Plus Art da Avenida

Luca Buccellati, da terceira geração da casa de alta joalharia italiana fundada em 1919 em Milão por Mario Buccellati, está por estes dias em Lisboa para o lançamento da marca - um exclusivo do grupo Tempus e que fica disponível no espaço Boutique dos Relógios Plus Art na Avenida da Liberdade.

Em conversa informal com a imprensa, Luca Buccellati sublinhou que, apesar de o grupo de luxo Richemont (o maior do mundo em termos de alta relojoaria) ter adquirido em Setembro de 2019 a totalidade do capital da empresa familiar, os Buccellati continuam a ter a sua gestão diária e filosofia criativa, fiel ao ADN desta marca centenária.

"Temos orgulho nos nossos ourives e cravadores, a herança de saber fazer foi passando de geração em geração", disse. "Se uns colaboraram com o meu avô, outros colaboraram com os meus país, e os netos, das mesmas famílias, colaboram agora comigo e com a minha irmã".

Lucrezia, Andrea, Maria Cristina e Luca Buccellati

Líder nacional no setor da importação e distribuição de relojoaria e joalharia, o Grupo Tempus amplia a sua oferta no segmento estratégico do negócio da joalharia de luxo com a inclusão da Buccellati no seu portefólio. "Só estamos nos melhores sítios, e este é o melhor sítio para estar", referiu Luca Buccellati.

"O estilo Buccellati é o da joalharia de arte, e a marca é sinónimo de peças únicas, fortemente inspiradas na Idade Média ou na época do Renascimento. O seu estilo emblemático inclui renda dourada, cascadas de pedras semipreciosas e misteriosos reflexos de metais preciosos. Um estilo, passado de geração em geração, e que resulta de mais de cem anos de criatividade: a verdadeira afirmação de um estilo intemporal e de um know-how único", lê-se no comunicado distribuído à imprensa.

O seu fundador, Mario Buccellati, conhecido como “O Príncipe dos Ourives”, desde cedo se iniciou no mundo da joalharia, com uma experiência muito jovem na aristocrática joalheira Beltrami e Besnati, em Milão. Entre o La Scala e a Galleria, aprendeu e desenvolveu as melhores técnicas de ourivesaria e, sempre atento e curioso, captou na perfeição o elegante ‘Milanese spirit’. 

Foi no final da 1ª Guerra Mundial, em 1919, que Mario Buccellati abriu a sua primeira loja, em Milão, distinguindo-se desde logo pela aplicação das suas próprias técnicas de joalharia, como o ‘lace’, o ‘tulle’ ou o ‘honeycombing’. Mais tarde, surgiram outras técnicas de gravação, como o ‘telato’, ‘rigato’, ‘segrinato’ e ‘ornato’, que elevaram a uma forma artística as peças Buccellati - nomeadamente pulseiras e outros acessórios de beleza –, e que tornaram a marca numa referência no mundo da joalharia. 



Luca Buccellati, na Boutique dos Relógios Plus Art, na Avenida da Liberdade


Apesar de novas tendências e movimentos, as coleções da marca permanecem ainda inspiradas em desenhos de arquivos históricos e nas primeiras criações do seu fundador. Com o passar dos anos, e com o sucesso da marca, a Buccellati estreou-se noutras categorias de peças, nomeadamente na Joalharia em Prata, Decoração em Prata e ainda na relojoaria.

A primeira expansão internacional da marca aconteceu em 1951, com a abertura da sua loja em Nova Iorque. A Buccellati está hoje presente em Nova Iorque, Chicago, Londres, Moscovo, Tóquio, Hong Kong, Pequim, Xangai, em numerosas cidades italianas, e em Paris. 



Luca Buccellati a explicar a filosofia da centenária casa milanesa






A Buccellati diferencia-se pelo uso de pedras raras com cores extraordinárias, misturadas com ouro branco e ouro amarelo, materiais excecionalmente esculpidos como rendas. Hoje, as joias Buccellati destacam-se pelo seu design e pelas técnicas aplicadas na sua criação, como a técnica de gravura à mão, que data das antigas tradições de ourivesaria da “bottega” italiana durante o período do Renascimento.

As formas das coleções são todas inspiradas em desenhos de arquivo e pelas primeiras criações do fundador, Mario Buccellati.





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