Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 23 de outubro de 2022

Adriano Moreira (1922 - 2022) e o relógio que deixa ao neto Adriano

[...] Deixa testamento?

Não. Deixo umas pequenas indicações, mas por saudades. Por exemplo, o meu último neto tem 14 meses. Coitadinho, apanhou uma infecção de pulmões, teve de andar com oxigénio... Já não vai saber quem era o avô. Recebi uma condecoração de Timor e estava com uma infecção terrível, ainda estou a sofrer os efeitos. E o meu médico, de quem gosto muito, quando me deixou levantar disse-me: "Ó xôtor, daqui para cima [pescoço] está óptimo, mas para baixo é preciso mais cautela". Só que o presidente da República de Timor convidou-me para ir lá – o único sítio português antigo onde nunca fui. Agradeci mas recusei, dizendo que o meu médico não concedia. Respondeu que levasse uma enfermeira. Tive de explicar que o médico não estava preocupado com a enfermeira, era mesmo comigo. Sabe o que fez, um presidente que nem nunca vi? Mandou cá o Ramos Horta trazer-me a condecoração, que é “Pelos serviços prestados a Timor, aos direitos do homem e à humanidade”. Mandei fazer uma moldura e ficou para o meu neto.

Como se chama esse neto?

Adriano. É o primeiro que se chama Adriano. Guarda-se sempre isso para o filho mais velho, mas ele só teve raparigas. Também já lhe dei o meu relógio. São assim umas coisas, de resto nada. Também não tenho nenhuma fortuna.

E o testamento vital, fez?

Não faço.

Porquê?

É Deus que trata disso. [...]

Da entrevista de Adriano Moreira a Isabel Tavares, em 2017 (aqui)

Sem comentários: