Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Coisas do Ephemera - exposição aC / dC - Tempos de Pandemia no Museu de Ciência, em Lisboa

aC / dC* – Tempos de Pandemia

 O Arquivo Ephemera, na sua missão de preservação da memória, tem reunido, desde o início da pandemia, Março de 2020, em Portugal e no estrangeiro, material do mais variado, relacionado com o novo coronavírus. Em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), leva a cabo uma exposição, aC / dC* – Tempos de Pandemia, onde esse acervo, muito dele de natureza efémera, é mostrado e contextualizado.

Num mundo que mudou – há um aC / dC, um antes e um depois do Coronavírus (ou do Covid-19…), são mostrados objectos como máscaras, viseiras, gel, luvas, fatos cirúrgicos, kits de vacina ou de testes, e outra parafernália nacional e internacional, material de aviso sanitário institucional e de empresas, cartazes improvisados, ilustrações e primeiras páginas da imprensa. Bem como filmes de manifestações contra o confinamento ou milhares de posts que foram aparecendo nas redes sociais, relacionados com a pandemia.

Preservar a Memória e equacionar a comunicação de Ciência em tempos excepcionais são objectivos da exposição.

A Exposição aC / dC* – Tempos de Pandemia decorre de 24 de Setembro a 21 de Novembro, no MUHNAC.

*Antes e depois do Coronavírus

Uma inciativa que Estação Cronográfica concebeu e comissariou.

Sem comentários: