Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 9 de junho de 2020

Novo relógio de Castelo de Vide começa a funcionar, 1911

26/4/1911

Começou neste dia a funcionar em Castelo de Vide o novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, instalado na torre dos Paços do Concelho, em substituição do velho, já em muito mau estado, e provavelmente com mais de 150 anos.

O novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, de fabrico francês, foi fornecido e instalado pela Relojoaria Soveral, da Rua de São Nicolau, em Lisboa, cujo proprietário Aníbal Augusto Arede Soveral esteve para o efeito em Castelo de Vide.

Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, composta por José António do Nascimento, Eduardo Marçal Pimentel Fragoso, Manuel Marques da Fonte, João António Gordo e Francisco Borges Tristão.

Não obstante os muitos anos que já tem de existência e os graves danos sofridos em 1963, com o acidente ocorrido por ocasião da visita do Presidente da República a Castelo de Vide, é ainda este relógio que continua a mostrar as horas no alto daquela torre e a batê-las nos sinos municipais, soando em toda a vila os seus "quartos dobrados e horas repetidas". Visto aqui.

(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Sem comentários: