Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

José Carlos Saldanha (1965 - 2020)


José Carlos Stattmiller de Saldanha e Albuquerque Pinheiro, natural de Moçambique, faleceu esta madrugada, em Lisboa, vítima de uma septicemia.

Conhecido da generalidade do público quando liderou nos orgãos de comunicação social a luta pela comparticipação do Estado num medicamento muito caro para o tratamento da hepatite, José Carlos Saldanha era um dos maiores especialistas mundiais em relógios Omega.

Na sua colecção particular há peças que nem o Museu da Omega tem e a sua loja em Lisboa, a Intemporal, era local de "peregrinação" dos amantes da relojoaria mecânica, nacionais e estrangeiros, dado que a sua fama começava a espalhar-se para fora do país.

Frequentador de feiras de relojoaria antiga na Suíça, Espanha ou Alemanha, José Carlos Saldanha era respeitado entre os seus pares no comércio vintage, que viam nele um conhecedor profundo e um colega leal.

Estação Cronográfica conhecia José Carlos Saldanha há quase 20 anos e manteve com ele uma amizade sólida, cimentada pela paixão relojoeira. Da última vez que estivemos com ele, o Zé Carlos presenteou-nos com um Girard-Perregaux GMT Alarme. Em resposta a muitos negócios que lhe facilitámos, pois encaminhámos sempre quem nos procurava para vender ou comprar peças vintage para a intemporal. Sempre numa perspectiva pro bono e com a garantia de que o Zé Carlos seria eticamente irrepreensível.

O Zé Carlos sempre acompanhou, quando a saúde lhe permitiu, a actividade de Estação Cronográfica, nomeadmente no lançamento dos livros que fomos publicando ou dos Anuários dos Relógios & Canetas que fomos apresentando.

Bem-haja pela sua amizade José Carlos Sandanha. A sua memória será preservada no Tempo. À família, as nossas condolências.

Em baixo, um pequeno portefólio de quase duas décadas de amizade.





















3 comentários:

Rodrigo Sarmento disse...

Sem palavras, até me arrepiei quando soube a triste notícia. Este Amigo, com a sua enorme alegria de viver, não merecia este fim! Mais uma Estrelinha no céu que olhará por nós. Descansa em Paz Zé Carlos

Maria Manuela Antunes Galvão de Almeida disse...

Mais uma estrelinha dos "nossos" a brilhar no Céu!Rest in peace!

Joss Brushfield disse...

I was searching for his details having bought a beautiful watch from him for my wife's 50th birthday last year, and wanting to buy another from him for my daughter's 18th and came across your blog.

A truly beautiful man in every sense of the word - kind, trustworthy and interesting. I shall raise a glass to him tonight and thank you for marking his life with your post.