Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

À procura da perenidade no luxo - Vintage e nostalgia - artigo no Ímpar, suplemento do Público de domingo, 24 de Novembro




À procura da perenidade no luxo

Vintage e nostalgia

Fernando Correia de Oliveira*

O ano de 1969 foi o mais importante do século XX em termos de relojoaria. Primeiros cronógrafos automáticos, primeiro relógio na Lua, primeiro relógio de quartzo, tudo ocorreu há precisamente meio século, quando até parecia que o relógio mecânico ia morrer. Não só resistiu, como é hoje mais procurado do que nunca. Mas não é para saber as horas… [...]

[...] Se os seus pais lhe derem um iPhone ou um smartwatch quando acabar o liceu, o que sobrará deles quando sair da universidade? Nada. Pois é. Um gadget fica fora de moda, está ultrapassado, avaria sem concerto possível, ao fim de meses, anos no máximo. Um relógio mecânico de pulso, por mais antigo que seja, tem sempre vida longa, seguramente de mais de 100 anos, se mantido como deve ser, será cúmplice de bons e maus momentos de gerações, terá sempre histórias que contar e recordar.

Ora, património e perenidade inter-geracional levam a outra componente do verdadeiro luxo – é aquilo que, de valor, material ou sentimental, ou ambos, tem possibilidade de ser reparado. E um relógio mecânico pode ser sempre reparado. Trazê-lo no pulso é um sinal de personalidade, para si e para os outros. Até dá horas, mas estas estão hoje, mais exactas do que nunca, disponíveis nos “relógios de bolso” de tipo novo – os telemóveis.

*Jornalista e investigador da área do Tempo

Leia o artigo completo aqui.

Alguns dos relógios de que falamos


Zenith El Primero


TAG Heuer Monaco


Seiko 5 Speed-Timer



Omega Speedmaster


O Seiko QuartzAstron de 1969. Em baixo, a edição comemorativa



Em cima e em baixo, Audemars Piguet Royal Oak




Patek Philippe Nautilus


Em cima e em baixo, Rolex Daytona



Rolex GMT Master II


Montblanc 1858 Geosphere

Sem comentários: