Jaime Andrez, Presidente da Comissão Directiva do COMPETE2020 - Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP - Nuno Marinho, Presidente da AORP
O projeto de promoção dos novos talentos da joalharia portuguesa “Portuguese Jewellery Newborn” foi distinguido com o prémio European Entreprise Promotion Awards, em Portugal, na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”. De entre mais de 600 candidaturas, e juntamente com o projeto Inov Contacto, vai representar Portugal na final europeia que decorrerá em Helsínquia, na Finlândia, a 26 de novembro.
Esta iniciativa, promovida pela , funciona como uma plataforma de lançamento para os novos criadores que pretendam promover a sua marca a nível nacional e internacional. O objetivo é dar a conhecer designers nacionais emergentes, que conjugam a tradição a novos conceitos de design. A par disto, esta campanha despontou ainda uma dinâmica de reinvenção e rejuvenescimento nas marcas mais tradicionais, que se sentiram inspiradas e motivadas a ajustar os seus modelos de negócio, tornando-se exemplo de inovação na tradição.
Como explica Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP, “os jovens criadores abrem novos horizontes à joalharia portuguesa e nós queremos manter o papel de impulsionadores para que eles trilhem caminhos mais ousados com foco no mercado global. Vencer este prémio reforça precisamente a essência da iniciativa “Portuguese Jewellery Newborn", direcionada para a reinvenção, inovação e internacionalização da joalharia em Portugal.”
Os European Enterprise Promotion Awards, lançados em 2005, são uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que pretendem identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial na Europa. Anualmente, este concurso destaca os melhores projetos em várias áreas pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões.
Portugal encontra-se no conjunto dos países que detêm, até ao momento, mais galardões atribuídos pela Comissão Europeia.
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