Mantivemos com João Pedro Palma, agora falecido em circunstâncias ainda por esclarecer, uma longa e profícua amizade, ao longo dos últimos 9 anos. Falámos com ele por mensagem poucos dias antes do seu desaparecimento. Em cima da mesa, mais um projecto sobre relógios.
Pedro gostava muito de relógios, confrontava-nos quase diariamente com fotos de modelos de que gostava, procurava saber quais as melhores opções, tirava dúvidas sobre termos técnicos. Uma personalidade rica e poli-facetada, com idiossincrasias muito próprias, mas tremendamente solidário com os amigos, generoso, apaixonado, arrebatado... Já temos saudades dos diálogos bem verrinosos que iamos mantendo sobre as máquinas do tempo... À família, as nossas condolências. RIP Pedro.
A nossa relação com Pedro Palma, com quem nos cruzámos esporadicamente nos anos 1980, através da Agência Lusa, começa verdadeiramente algures em finais de 2008, quando convidámos a sua companheira, Clara Pinto Correia, para um qualquer evento ligado à relojoaria. "Fernando, disse ela na altura, eu de relógios não percebo nada, mas agora o Pedro... é completamente doido por eles. Vou-lhe passar o convite".
E pronto, a partir de então, o diálogo relojoeiro, muito divertido, manteve-se, até agora. Pedro Palma foi notícia no nosso blog Estação Cronográfica a 23 de Agosto de 2009, com desenhos de protótipos de relógios Ferrari, de sua autoria, e que ali divulgámos em primeira mão. Pode ver o post aqui.
Na altura, diziamos;
Há um português, como muitos outros, que gosta da Ferrari, do seu muito especial mundo, e também de relógios. Quando viu alguma indefinição nas últimas "colheitas" de relógios GP para a Ferrari, meteu mãos à obra e desenhou alguns protótipos de cronógrafos que, segundo ele, exprimem muito bem a atmosfera rubra do construtor transalpino. Chegou a ter conversações com a Ferrari, que não levaram a nada.
O autor destes protótipos de design relojoeiro é Pedro Palma, um dos mais conhecidos e premiados ilustradores e cartoonistas portugueses. Com uma actividade multifacetada, que tem passado também pelo jornalismo escrito, pela fotografia e pela pintura, Pedro Palma continua a achar que os "seus" relógios são mais ferratisti que os actuais Ferrari "construídos pela Panerai".
E acrescentávamos então:
Há 31 anos que Pedro Palma se iniciou na banda desenhada e ilustração infantil. A sua vasta carreira na ilustração passa pelo Tempo e Diário de Notícias, antes de se fixar em 1984 em Paris, onde assume a função de Director Artístico adjunto da revista JeuneAfrique, para a qual ainda hoje colabora. Nesse período, publica também na secção literária do Le Fígaro Magazine.
Regressado a Portugal, inicia em 1985 a sua actividade como cartoonista editorial no semanário Expresso, colaboração que se manteve até 1992 ao mesmo tempo que retoma a colaboração no Diário de Notícias. Ainda nesse ano desempenha funções de Director Artístico da revista Grande Reportagem.
Em 1988, lança uma colecção internacional de caricaturas intitulada Faces of the World, que é distribuída internacionalmente. Em Portugal os seus trabalhos são distribuídos pela agência noticiosa LUSA e publicados na maior parte dos jornais de âmbito nacional.
Dois anos mais tarde, assina como membro da Cartoonists & Writers Syndicate, de Nova Iorque, passando a ser publicado em mais de 250 jornais e revistas de 40 países de todo o mundo, incluindo Portugal.
Em 1992 inicia uma longa colaboração com a revista Exame, integrando a equipa fundadora. Ainda nesse ano estreia-se nas páginas do Jornal de Notícias, com cartoon editorial e caricatura. E em 1993 passa a publicar também na revista Valor, colaboração que mantém até 1997, ano em que os seus trabalhos passam a ser publicados semanalmente no Jornal de Negócios.
Em 2001, volta a publicar no Diário de Notícias, 15 anos depois de ter interrompido a colaboração com esse diário. Publica entre Setembro e Dezembro "As Histórias do Cão Amarelo" (sobre a introdução do euro). Em Agosto desse ano, uma caricatura de Jorge Amado (publicada na primeira página) valeu-lhe uma menção honrosa pelo júri do EUROPEAN NEWSPAPER AWARD que elegeu o Diário de Notícias como o jornal nacional com melhor design.
Além de cartoonista e ilustrador, Pedro Palma é fotógrafo e reporter, tendo, por exemplo, sido em 2003 enviado especial do Diário de Notícias para cobertura da Guerra do Iraque na fronteira turco-iraquiana.
Além de cartoonista e ilustrador, Pedro Palma é fotógrafo e reporter, tendo, por exemplo, sido em 2003 enviado especial do Diário de Notícias para cobertura da Guerra do Iraque na fronteira turco-iraquiana.
Em 2005 publica o seu "derradeiro" álbum DIREITOS DO HOMEM - EM CARTOONS E CARICATURAS, colocando termo à sua carreira de cartoonista. O livro foi lançado em Cascais e editado pelo jornal Público, com o Alto Patrocínio da Amnistia Internacional e com prefácio do então Presidente da República, Jorge Sampaio.
Em 2006 inaugura no centro de Cascais uma galeria de arte (restrita ao público em geral) com trabalhos de pintura e fotografia da sua autoria. Pedro Palma concilia as suas actividades de jornalista, designer de comunicação, pintura e fotografia.
Dos vários prémios que lhe foram atribúídos, destacam-se, em 1988, o Prémio Salão Nacional de Caricatura - Expresso (ex-aequo com António); em 1991 o Prémio Gazeta de Jornalismo, Clube de Jornalistas; em 1996 o Prémio Nacional de Cartoon de Imprensa X Salão Nacional de Caricatura.
O último projecto de Pedro Palma em termos de relojoaria foi a elaboração do conceito de uma marca, DePalma, tendo mesmo criado para isso uma página no Facebook (ver aqui),
Pedro falou-nos do projecto, pediu ajuda, e nós demos-lhe os contactos de duas empresas portuguesas de importação de relógios, que têm também marcas próprias, produzidas em Hong Kong. Ora, com design português, os DePalma poderiam ser uma hipótese...
O derradeiro contacto que tivemos com o Pedro, sobre este tema, dias antes do seu desaparecimento, não dava conta de qualquer situação de depressão. Antes pelo contrário. O entusiasmo habitual transbordava do seu discurso.
Time line de Pedro Palma, inserido pelo próprio no seu site:
1959 João Pedro Palma nasce em Serpa, Alentejo, a 13 de Agosto.
1975 Publica os seus primeiros desenhos no Mundo de Aventuras
1978 Muda-se com os pais para Lisboa a fim de continuar os estudos, depois de ter concluído o liceu, em Beja. Pedro Palma deambula por diversas instituições de ensino, entre letras e ciências (ramo de Belas Artes). Inicia-se na banda desenhada e ilustração infantil.
1979 Trabalha como criativo júnior em agências de publicidade.
1980 Publica o seu primeiro cartoon político no semanário Tempo.
1982 Colabora como cartoonista no Último Jornal da RTP
1983 Começa a colaboração no Diário de Notícias e Bisnau.
1984 Casa e vai para Paris, onde assume a função de Director Artístico adjunto, da revista JeuneAfrique com a qual ainda hoje colabora, pontualmente. Nesse período, publica também na secção literária do Le Fígaro Magazine.
1985 Inicia a sua actividade como cartoonista editorial no semanário Expresso, colaboração que se manteve até 1992 ao mesmo tempo que retoma a colaboração no Diário de Notícias. Ainda nesse ano desempenha funções de Director Artístico da revista Grande Reportagem.
1988 Lança uma colecção internacional de caricaturas intitulada Faces of the World que é distribuída internacionalmente. Em Portugal os seus trabalhos são distribuídos pela agência noticiosa LUSA e publicados na maior parte dos jornais de âmbito nacional.
1989 Publica semanalmente no Diário de Lisboa e no Açoriano Oriental.
1990 Assina como membro da Cartoonists & Writers Syndicate, de Nova Iorque, passando a ser publicado em mais de 250 jornais e revistas de 40 países de todo o mundo, incluindo Portugal. Hoje é membro do The New York Times Syndicate.
1992 Inicia uma longa colaboração com a revista Exame, integrando a equipa fundadora. Ainda neste ano se estreia nas páginas do Jornal de Notícias, com cartoon editorial e caricatura. Colabora com o jornal O Primeiro de Janeiro, durante vários anos.
1993 Passa a publicar também na revista Valor. Colaboração que mantém até 1997.
1995 Reafirma a sua colaboração com o Jornal de Notícias com a publicação semanal de meia página de opinião. 1997 Os seus trabalhos passam a ser publicados semanalmente no Jornal de Negócios.
1999 Assina pela revista Focus um cartoon semanal "Palmada".
2001 Volta a publicar no Diário de Notícias, 15 anos depois de ter interrompido a colaboração com esse diário. Publica entre Setembro e Dezembro "As Histórias do Cão Amarelo" (sobre a introdução do euro). Assume as funções de Editor Responsável da Revista do Ar, onde assina várias reportagens sobre aviação.
2002 Escreve (semanalmente) a crónica “O Sexo e a Cidade” para a Rádio Central FM (Leiria).
2003 É Enviado Especial do Diário de Notícias para cobertura da Guerra do Iraque na fronteira turco-iraquiana. 2005 Publica o seu "derradeiro" álbum DIREITOS DO HOMEM - EM CARTOONS E CARICATURAS, colocando termo à sua carreira de cartoonista. O livro foi lançado em Cascais e editado pelo jornal Público com o Alto Patrocínio da Amnistia Internacional e com prefácio do então Presidente da República, Jorge Sampaio.
2006 (Março) Inaugura no centro de Cascais uma galeria de arte (restrita ao público em geral) com trabalhos de de pintura e fotografia da sua autoria. Pedro Palma concilia as suas actividades de jornalista, designer de comunicação, pintura e fotografia.
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