Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 7 de maio de 2016

Peças históricas Omega em exposição da nova linha Globemaster na Boutique dos Relógios Plus Art da Avenida


Um Constellation de primeira geração, inspirador da nova linha

Até sexta-feira, 20 de Maio, poderá apreciar na Boutique dos Relógios Plus Art Avenida uma exposição de peças históricas emprestadas pelo Museu da Omega. Elas servem de contexto a relógios contemporâneos, inspirados no modelo de há 60 anos - o Globemaster / Constellation, que também podem ser vistos neste espaço da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O nome Globemaster teve que ser usado pela Omega nos Estados Unidos, quando lançou a linha Constellation. Este último já estava registado e não podia ser utilizado.

Agora, a Omega equipa a sua revisitada linha Globemaster com calibres de última geração - os Master Co-Axial - e os novos modelos ostentam no mostrador a designação "Master Chronometer". São os únicos no mundo a poder exibir esta frase, propriedade do organismo de metrologia suíço, METAS. Ela quer dizer que os relógios Omega de nova geração, além de terem passado os critérios COSC de cronometria, passaram também os do METAS, muito mais exigentes.



Outros modelos históricos Constellation / Globemaster que podem ser apreciados na Boutique Plus Arte da Avenida



A exposição de Globemaster foi inaugurada na presença de Jean-Claude Monachon, Vice-presidente e Responsável de Produto e Serviço ao Cliente da Omega. Falámos com ele e dessa entrevista daremos aqui conta proximamente.


O Globemaster abriga o movimento mecânico mais avançado da Omega e apresenta um design inspirado nos primeiros modelos Constellation.

Cada relógio é certificado através de uma série de testes independentes – um processo revolucionário que estabelece um novo padrão de qualidade na indústria relojoeira. Dois elementos de design que definem o Globemaster são o mostrador, criado num estilo que os colecionadores de relógios batizaram como pie-pan (forma de tarte), e a luneta canelada, um elemento que tem decorado vários relógios da linha Constellation.


O Globemaster está disponível numa gama variada de materiais, que incluem ouro Sedna™ de 18K, ouro amarelo de 18K e aço inoxidável. O modelo de 39mm ostenta o emblemático mostrador pie-pan tornado famoso pelos modelos Constellation em 1952. Com data às 6 horas, tem luneta canelada. A luneta nos modelos em aço inoxidável é construída num metal duro (carboneto de tungsténio).




Em Dezembro de 2014, a Omega realizou uma conferência de imprensa em conjunto com o Swiss Federal Institute of Metrology (METAS) para anunciar um novo processo de certificação de relógios, implementado em 2015.

O Globemaster é o primeiro relógio a ser testado e aprovado de acordo com este novo processo, que, além de medir o desempenho do relógio nas condições de utilização do dia-a-dia, garante o seu correto funcionamento quando exposto a fortes campos magnéticos até 15,000 gauss. Qualquer marca relojoeira pode submeter os seus relógios a estes testes aprovados pelo METAS, de forma a receber o estatuto de Master Chronometer.

Antes de o relógio ser exposto ao campo magnético e o seu desempenho medido de acordo com os critérios aprovados pelo METAS, o movimento tem de passar os testes estabelecidos pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).

Juntamente com o seu relógio, os clientes recebem um cartão de certificação que inclui um número de identificação com o qual poderão verificar como ele se comportou em cada um dos testes. Esta documentação é a prova de que o relógio foi certificado pelo METAS.







Foi em 1999 que a Omega lançou o seu primeiro calibre com escape co-axial, a primeira grande mudança num escape em 250 anos. Em 2008, a Omega introduz a espiral de silício (material amagnético) nos seus calibres co-axiais. Em 2014, a marca lança o calibre Master-Co-Axial 8500, o primeiro movimento amagnético do mundo. Numa sequência lógica, e depois de contactos com o METAS, concebe em conjunto com este organismo um conjunto de novos critérios, que incluem a resistência a campos magnéticos até 15 mil gauss, controlo de isocronismo superior ao COSC e incluindo todo o relógio, estanquecidade e autonomia. O certificado Master Chronometer, propriedade do METAS, está disponível para outras marcas.




A história da Omega influenciou o fundo da caixa do Globemaster, onde assenta um medalhão com a imagem de um observatório, representando os prémios de precisão que a marca relojoeira recebeu durante os famosos concursos de precisão para cronómetro. As oito estrelas no céu por cima do observatório simbolizam os mais importantes recordes de precisão que a Omega estabeleceu: As estrelas representam também os oito critérios exigidos para a atribuição da certificação METAS para que seja atribuído o estatuto de Master Chronometer.




















A sala mais reservada da Boutique dos Relógios Plus Art Avenida transformou-se por duas semanas num espaço Omega exclusivo



O evento incluiu um almoço para um grupo de jornalistas no primeiro andar da Boutique

Sem comentários: