Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 3 de maio de 2016

Meditações - ninguém agarra o presente

30 de Setembro 2014

Estamos constantemente a despedir-nos...

Olhamos para qualquer relógio, e o que o movimento ininterrupto e invisível dos ponteiros nos diz (conta Edgar Reitz no livro do filme Die Andere Heimat) é o que estava escrito por baixo do relógio da torre da igreja da sua infância no Hunsrück, a região da Alemanha onde nasceu. A Inscrição dizia: "Uma destas vai ser tua".

O enigma desfez-se no dia em que o seu avô lho explicou: "O relógio olha para o futuro, e sabe que tudo o que aconteceu no mundo tem a sua hora marcada". Curiosa ideia, esta do tempo que corre, corre, sem que nóso possamos ver correr. O tempo é invisível, como a vida, um seu sinónimo. E o presente, que é a única medida possível do tempo vivido, ninguém o pode agarrar: no instante em que chega já deixou de ser presente. Cada instante é uma prestação paga à morte - morte a crédito, como também a viu Céline.

João Barrento, in Como um Hiato na Respiração - diário do dia seguinte

Sem comentários: