Breve da Revista Flama, em 1958, dado conta d'O mais surpreendente relógio de todos os tempos, feito por Jens Olsen e colocado no Palácio da Justiça, em Copenhaga (arquivo Fernando Correia de Oliveira).
O Relógio Mundial ou Verdensur foi construído em meados do século XX. Além de horas, minutos e segundos, indica as posições relativas do sol, da lua e das estrelas. Vários mostradores indicam o tempo nas diferentes zonas horárias.
Composto pos mais de 14.000 peças, prevê os eclipes solares e lunares, dá a equação do tempo.
Totalmente mecânico, o Verdensur tem inúmeras rodas dentadas - a mais rápida dá uma volta cada 10 segundos, a mais lenta, cada 25.753 anos.
Olsen, um serralheiro dinamarquês, que concebeu todo o relógio, morreu em 1945, dez anos antes de ele estar pronto.
Os cálculos para este relógio astronómico e calendário perpétuo foram feitos até 1928, sendo a partir de então supervisionados por um astronónomo, o Professor Elis Strömgren. O desenho do relógio foi feito entre 1934 e 1936 e a sua construção ocorreu entre 1943 e 1955.
O Verdensur começou a trabalhar a 15 de Dezembro de 1955 e tem corda para uma semana.
(fotos Wikipedia)
1 comentário:
Creio que está enganado? Foi um que é suposto ter sido construido por Arquimedes.Por causa da minha caligrafia rudimentar ,aconselho a se informar davantage,o relogio em questão foi encontrado num barco Grego naufragado no Mideterraneo depois de milhares d'anos.Ano novo feliz e cheio de paz.
Enviar um comentário