Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Relógios Zenith recriam voos de Blériot


Em 1909, Louis Blériot atravessa a Mancha, a bordo do seu Blériot XI. Este arquétipo do avião monomotor dos inícios da aviação foi apresentado por estes dias no festival aéreo AIR14 Payerne, na Suíça, fazendo renascer as horas gloriosas do seu piloto, em cujo pulso havia sempre um relógio Zenith a acompoanhar as suas façanhas.

No último sábado, e perante 110 mil espectadores, o piloto Mikael Carlson recriou estes primeiros momentos da aviação militar suíça, aos comandos de um Mikael Carlson Blériot XI, um monomotor reconstituindo os aviões de há cem anos.

Utilizado para fins civis, mas sobretudo para fins militares, o avião é protagonista do primeiro looping, do primeiro voo através dos Alpes e de uma das primeiras largadas de para-quedistas. Foi com este avião que Blérito atravessou a Mancha, a 25 de Julho de 1909, gastando 37 minutos e com o seu Zenith no pulso.

Em 1912, é o próprio Blériot que diz: "Je suis très satisfait de la montre Zenith dont je me sers habituellement et je ne saurais trop la recommander aux personnes qui ont le souci de l’exactitude."





Sem comentários: