Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 6 de setembro de 2014

Relógios & Canetas Setembro - Pantera da Cartier tem 100 anos


Cartier comemora animal totémico da casa

Pantera tem 100 anos

Foi há precisamente um século que a Cartier criou a sua primeira pantera, usando-a num relógio de pulso. Inspirada pela natureza, a casa parisiense usou ónix preto e branco combinados com diamantes, inaugurando assim em 1914 a técnica de “granulado” em joalharia e sendo pioneira dos contrastes usados no futuro estilo Art Déco. Nesse mesmo ano, Louis Cartier encomendou uma “Senhora com uma pantera” ao ilustrador e pintor francês George Barbier. A aguarela, inicialmente usada como convite de uma exposição, foi depois usada pela Maison na sua publicidade.

Assim, uma mulher-pantera estava a tomar forma… mas quem era ela? Uma predadora, uma Amazona, um mistério, uma fantasia, uma musa, metade mulher e metade felino? De qualquer forma, essa mulher-pantera Cartier acompanhava a tendência dos tempos, elevava-se e distinguia-se da multidão, reclamava a sua independência e liberdade, assumindo uma feminilidade ao mesmo tempo bela e selvagem como só ela sabia “vestir”.

Para a Cartier, a primeira mulher-pantera foi Jeanne Toussaint, colaboradora próxima e musa de Louis Cartier. Ela era criativa, original e exigente. Foi assim uma fonte inventiva de inspiração, que abordava, passo a passo, o estilo felino, mostrando as suas jóias em granulado brilhando mil vezes, antes de se entregar de corpo e alma…

Jeanne Toussaint foi criadora de Alta Joalharia da Cartier em 1933, sendo aos olhos dos grandes clientes a personalização da elegância e da moda, lançando o famoso “estilo Toussaint”. Ela iniciou uma “dinastia” de mulheres com personalidade forte, para quem a Cartier foi desenhando jóias com a forma da pantera – a Duquesa de Windsor, Barbara Hutton, a Princesa Nina Aga Khan, Daisy Fellowes ou María Félix (conhecida como a pantera mexicana).


Assinalando o século do animal na Maison, a Cartier lança agora uma colecção figurativa, gráfica, alegre, gentil, selvagem, sensual, feroz ou cinética, declinada em peças que continuam a personificar a lenda da pantera… um totem perene na selva que é a moda.

Para aceder à edição completa do Relógios & Canetas vá aqui ou aqui.



Sem comentários: