Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Há dez anos... Na Saxónia, de visita aos relógios Glashütte Original


Há dez anos, andávamos pela Saxónia. Mais propriamente por Dresden, Meissen e Glashütte, onde visitávamos, pela primeira vez, a manufactura Glashütte Original, uma marca do Swatch Group adquirida depois da queda do Muro de Berlim.

Glashütte é o mais importante centro de relojoaria fina da Alemanha, estando lá instaladas várias outras marcas. No rescaldo da II Guerra Mundial, a zona da Saxónia ficou a pertencer à República Democrática Alemã e essas empresas, tal como outras foram nacionalizadas e agrupadas num único complexo relojoeiro.

A partir de 1999, deu-se o fenómeno de reprivatização e de regresso das marcas a companhias diferenciadas. (fotos arquivo Fernando Correia de Oliveira)


A visita, organizada pelo representante de então da Glashütte Original em Portugal, a Torres Distribuição, incluiu um almoço na vizinha Meissen, no Vincenz Richter, um dos mais antigos restaurantes do mundo, fundado em 1523.

Na foto, entre outros; Hubert de Haro (Torres Distribuição / Espiral do Tempo); Jorge Dinis (Relógios & Jóias, título já desaparecido); Miguel Seabra (Torres Distribuição / Espiral do Tempo); Cláudia Baptista (Internacional Horas & Relógios, título já desaparecido).

Hoje, a Glashütte Original é representada em Portugal pela Tempus Internacional.




Pedro Torres (Torres Distribuição), falecido em 2008




Imagens da manufactura Glashütte Original








Em cima, máquina de gravar à mão. Em baixo, cronómetros de marinha







A viagem incluiu uma visita à fábrica de porcelana de Meissen, hoje em dia todo um universo que vai muito para além da actividade original, iniciada em 1710

1 comentário:

Fernando Correia de Oliveira disse...

como explicado no texto, as empresas relojoeiras existentes na região foram agrupadas num complexo industrial único aquando da tomada do poder dos comunistas e divisão da Alemanha em RDA e RFA. Com a queda do Muro de Berlim e o desaparecimento da RDA, essas empresas foram sendo reprivatizadas e entregues aos seus antigos ou a novos donos. A A. Lange & Söhne é hoje do Richemont Group e a Glashütte Original pertence ao Swatch Group.