Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O melhor colar de jade do Mundo em leilão


A Sotheby’s anunciou que o seu próximo leilão de Hong Kong, em Abril, irá incluir o famoso colar de jade “Hutton-Mdivani” que é considerado o melhor artefacto de jade imperial existente no mundo.

O colar, com um fecho de rubis e diamantes encomendado à Cartier em 1933, é composto por 27 contas de jadeíte, com dimensões entre os 15,4 e os 19,2 mm, "o que é verdadeiramente ímpar e extraordinário para esta gema", explica a Estação Cronográfica o gemólogo português Rui Galopim de Carvalho. "As contas são de excelente cor verde esmeralda, textura fina e translucidez perfeita, características distintivas da melhor qualidade na jadeíte".

"Este tipo de jade é comercialmente designada de jade imperial, sendo a sua proveniência a famosa região de Hpakan no norte do Myanmar (antiga Birmânia), que desde o séc. XVIII é conhecida como produtora de jadeíte de superior categoria", explica o gemólogo.


Alexis Mdivani e Barbara Hutton, usando o colar, em 1933, no Metropolitan Opera House de Nova Iorque

Barbara Hutton, uma jovem norte-americana herdeira do império Woolworth, é quem dá o nome ao colar que lhe foi oferecido por ocasião do seu casamento com Alexis Mdivani, um príncipe georgiano. O mais interessante, porém, no que diz respeito à proveniência da peça é especular-se que, pelas suas dimensões, qualidade e invulgaridade, terá pertencido a um membro da corte imperial chinesa da dinastia Qing, já que estas gemas eram de uso exclusivo da família imperial e altos dignatários da corte (daí, aliás, o seu nome de “jade imperial”).

"A soberba qualidade e dimensão deste colar têm dado origem a especulações quanto à possibilidade da peça ter pertencido a um membro da família imperial", diz a leiloeira.



No historial da peça regista-se a sua venda num leilão de 1988 por 2 milhões de dólares e, mais tarde, em 1994 por 4,4 milhões de dólares. Atendendo ao actual estado do mercado leiloeiro em jóias de excepção e à elevada importância desta peça, designadamente no Oriente, a Sotheby’s está a prever um valor de venda superior a 10 milhões de euros. Saiba mais aqui.



Algumas personalidades históricas chinesas que usaram jóias com jade imperial

Sem comentários: