Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Relógios Ralf Tech, nova marca no mercado nacional


A Ralf Tech, marca de equipamento de mergulho profissional, tem uma linha de relógios. A Torres Distribuição trás para o mercado nacional os Ralf Tech. Almoçámos um destes dias com Frank Huyghe, fundador da marca, que passou por Lisboa para apresentar os seus produtos.



Marca franco-suíça, a Ralf Tech foi fundada em 1998 por Frank. Dispõe de uma linha de produtos para os desportos náuticos em geral e mergulho em particular. Em 2005, a Ralf Tech estreia-se na relojoaria com um recorde do mundo em mergulho livre (sem assistência nem possibilidade de salvamento em caso de acidente nas profundezas) atingindo 330 metros de profundidade com um protótipo, o WR1 no pulso de Pascal Barnabé. Na sequência deste feito, a Ralf Tech torna-se fornecedor oficial de relógios para as forças especiais da Marinha francesa, o muito secreto Commando Hubert.


Sob o lema "Dive & Let Dive", inspirado no título "Live & Let Die" da saga James Bond, os relógios Ralf Tech seguem as especificações técnicas e as necessidades transmitidas por utilizadores profissionais, que participam activamente no desenvolvimento de produto.


A colecção Ralf Tech é curta e concetrada: uma linha WRX A (A de Army), exclusivamente destinada aos utilizadores militares e profissionais, desenvolvida à volta do seu recorde do mundo de profundidade e modificada a pedidos dos Comandos da Marinha francesa para a sua utilização em acção; uma linha WRX C (de Classic Series), que parte da mesma arquitectura de caixa, mas de acesso ao público em geral.

Os modelos de uso estritamente militar usam um mecanismo híbrido - cristal de quartzo como orgão regulador, rotor mecânico como alimentador de energia, que é acumulada numa bateria, prescindindo de pilha. Este modelo tem 60 dias de autonomia. (tecnologia E-Matic, semelhante à utilizada pela Seiko na sua linha Kinetic).

Os modelos de venda ao público em geral, para além desse movimento de tecnologia E-Matic (e com a designação Hybrid no mostrador) estão equipados com calibres automáticos (ETA 2824-2 para o três ponteiros e data; Valjoux 7750 para o cronógrafo com dia da semana e data).



O Comando de Acção Submarina Hubert, baptizado com o nome do tenente Augustin Hubert, que morreu no desembarque das tropas aliadas na Normandia, na II Guerra Mundial, é uma unidade lendária do Comando de Operações Especiais e é constituída por cinquenta nadadores de combate utilizam relógios Ralf Tech desde 2010. O comando de elite utiliza estes relógios em vez de computadores de mergulho, servindo-se deles para calcular o tempo de imersão e de navegação. As versões militares são personalizadas individualmente e não estão disponíveis no mercado.


As caixas, de 47,5 mm,  são em aço polido e estanques até 400 metros. O vidro de safira é convexo e com 5,9 mm de espessura. A luneta é unidireccional e de elevada precisão, com marcação gráfica e sonora de 120 segmentos em 360 graus.


A Ralf Tech responde a um caderno de encargos mais rigoroso do que o exigido pela norma internacional ISSO 6425 respeitante a relógios de mergulho e cada relógio é testado individualmente à pressão de 51 atmosferas (500 metros de profundidade). A visibilidade é muito boa, graças a índices e ponteiros com SuperLuminova C1 ou C3.






A Ralf Tech tem uma produção limitada, efectuando séries de 22 a 33 exemplares até às de 250, 300 e 500 para cada versão. O preço varia entre os 1.390 e os 3.490 €.

Sem comentários: