Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Multitasking ou monotasking? É tudo uma questão de tempo e de concentração


O dilema entre fazer tudo ao mesmo tempo e fazer uma coisa de cada vez, ou a "guerra" entre o multitasking e o monotasking. Estação Cronográfica, que noutra reencarnação praticou artes marciais e que continua a ser praticante de zazen, é adepto claro, e praticante, do monotasking. Por estranho que pareça. E por uma questão de tempo. O Ocidente sempre foi multi-tarefa, o Oriente tarefa única. Agora que o Oriente é multi-tarefa, imitando o Ocidente...

 Lido no Human Resources Portugal:

A capacidade de multitasking é muitas vezes apreciada, já que permite tratar de várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, pode não ser a mais produtiva, e o monotasking, ou a capacidade de fazer uma tarefa de cada vez é uma tendência que começa a ganhar terreno.

“Tudo que é escasso é valioso. A nova variável escassa é ter tempo para reflectir e estar concentrado”, afirma Henry Manson, chefe de Investigação da agência de tendências de consumo Trendwatching, em declarações à revista brasileira Galileu.

O multitasking não permite, muitas vezes, um trabalho produtivo já que as quebras de concentração são variadas e é necessário mais tempo para concluir uma tarefa. A alternativa é o monotasking, em que o profissional se concentra numa tarefa de cada vez até a concretizar, sem deixar ceder a distracções como navegar na internet.

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Ao mesmo tempo tentar
várias tarefas fazer
pode por vezes levar
a nenhuma...perfazer!

JCN