Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fadista Carminho embaixadora relógios Raymond Weil


No ano em que celebra o seu 35º aniversário, a Raymond Weil escolheu a fadista Carminho como nova embaixadora da marca para Portugal.

Em Portugal, foram já lançadas edições limitadas da Raymond Weil associadas ao Fado – começando pelo Don Giovanni ‘Fado 100 Anos’, passando pelo Parsifal ‘Carlos Paredes’ e terminando com o Don Giovanni ‘Carlos do Carmo’.

Carmo Rebelo de Andrade, Carminho, nasceu em Lisboa, no seio de uma família dedicada ao Fado. Filha da fadista Teresa Siqueira e de Nuno Rebelo de Andrade, teve desde cedo a oportunidade de assistir a tertúlias de Fado organizadas pelos pais e de ouvir uma grande variedade de discos de nomes reconhecidos como Lucília do Carmo, Fernando Maurício ou Amália Rodrigues. Depois de ter passado uns anos pelo Algarve, regressou a Lisboa para, aos 12 anos se estrear a cantar em público no Coliseu. Desde então, passou a cantar regularmente na Taverna do Embuçado, em Alfama, sempre com o apoio de grandes mestres que considera serem memórias vivas daquela que é a verdadeira essência do Fado – Fernanda Maria, Alcindo Carvalho, Paquito, Fontes Rocha. Entre nomes por quem também nutre uma profunda admiração contam-se, ainda, Maria Teresa de Noronha, Maria José da Guia, Carlos do Carmo, Fernando Farinha, Camané.

Quando concluiu o curso de Marketing e Publicidade, Carminho tinha já percebido que o seu futuro passava por cantar o Fado, mas só depois de uma viagem à volta do mundo, durante a qual participou em diversas acções humanitárias, se apercebeu de que a sua verdadeira vocação era efectivamente o Fado. De regresso, voltou a cantar na casa de fados, a Mesa de Frades, e cantou na Casa da Música, na Festa do Fado, no espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, na Expo de Saragoça e na recriação de ‘Amália à L'Olympia’. Além disso, participou, entre outros, no disco Fado - Ontem, Hoje e Sempre, no filme Fados, de Carlos Saura, e em concertos na Argentina, Suíça e Malta. Recebeu o Prémio ‘Revelação Feminina’ da Fundação Amália Rodrigues. Mais recentemente Acústico, o novo álbum de Pablo Alborán que conta com a participação de Carminho em Perdonáme, foi número 1 no top de vendas em Espanha e o dueto improvável da fadista com os portugueses Moonspell, no âmbito de uma campanha promovida por uma marca de telecomunicações, foi revelador da versatilidade e jovialidade da artista. O seu primeiro disco, intitulado Fado, foi lançado em 2011 e foi considerado como um dos dez melhores do mundo, pela revista inglesa Songlines.

Como embaixadora da Raymond Weil para Portugal, Carminho será o rosto da nova colecção Jasmine - em versão mecânica automática ou de quartzo, com caixas de 20 ou 35 mm de diâmetro, com ou sem diamantes, em aço ou em PVD ouro rosa.

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Quem cante o fado não falta
em qualquer modalidade,
mas não se atinge a ribalta
sem ter muita qualidade!

JCN