Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Conjuntura - exportações relojoeiras helvéticas batem recorde absoluto - ultrapassados 2 mil milhões de francos num mês


Foto Ricardo Bento

Em Novembro, segundo os números da Federação Relojoeira helvética, as exportações do sector registaram um número histórico - 2,058 mil milhões de francos suíços, a primeira vez na história que é ultrapassada a barreira dos 2 mil milhões num só mês.

O comportamento formidável do sector relojoeiro helvético, apesar das incertezas económicas e financeiras em amplas zonas do mundo, e apesar do factor anti-competitivo que é o franco suíço muito forte, traduz-se assim num aumento de 16 por cento face a Novembro de 2010.

No acumulado de Janeiro a Novembro, a Suíça exportou 17,4 mil milhões de francos suíços em relógios, ou seja, mais 19 por cento que em 2010. O ano deverá terminar com mais um recorde histórico.

Todo este crescimento explosivo se deve essencialmente à Ásia, e sobretudo à China. Hong Kong passou há dois meses, pela primeira vez, para o primeiro lugar entre os mercados importadores, substituindo os Estados Unidos, e em terceiro lugar, desde há algum tempo, surge a China continental, que poderá passar brevemente para segundo.

Quanto a Portugal, viu as importações relojoeiras diminuírem em valor 5,4 por cento face a Novembro de 2010. No acumulado, Portugal está no 23º lugar entre os principais mercados dos relógios suíços, com uma diminuição nas importações da ordem dos 11,3 por cento.

Sem comentários: