Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 10 de dezembro de 2011

Calendário ecuménico Celebração do Tempo


Como já vem sendo hábito, aí está mais um calendário ecuménico Celebração do Tempo. Iniciativa do padre Peter Stilwell, responsável no Patriarcado de Lisboa pelo Diálogo Ecuménico e inter-religioso, o calendário para 2012 tem como tema a Nacionalidade de uma comunidade que se nomeou Portugal.

Annabela Rita, Directora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias - CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é responsável pela selecção iconográfica e textual; Rui A. Costa Oliveira, do Centro de Estudos em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, fez a coordenação e organização do calendário das religiões e correspondentes textos explicativos. Rosa Fina e Sandra Sales fizeram investigação e recolha iconográfica e edição de textos literários.

Representantes da Comunidade Hindu de Lisboa, da Comunidade Israelita de Lisboa, da União Budista Portuguesa, da Comunidade Islâmica de Lisboa, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa Grega, da Igreja Ortodoxa Russa, da Aliança Evangélica, da Fé Bahá'i e da Liga dos Chineses em Portugal colaboraram na confirmação dos textos.

O calendário ecuménico Celebração do Tempo é uma edição Paulinas Editora e custa 4 €

Da editora:

Em 2012, o calendário inter-religioso Celebração do Tempo terá o seu enfoque no valor do Cooperativismo, como temática do Ano Internacional. Acresce ainda à sua valorização o inestimável contributo do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo corpo de investigadores disponibilizou uma meticulosa seleção iconográfica e de textos literários que pontuam a literatura nacional, desde a Fundação até ao século XX, além dos textos normativos fundantes da Identidade Nacional – os Juramentos de D. Afonso Henriques e de D. João IV.

À semelhança dos anos anteriores, assinalam-se as festividades e celebrações das principais religiões radicadas em Portugal – Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Cristianismo (várias Igrejas), Islão, Fé Bahá’í e algumas festividades guardadas pela Comunidade Chinesa –, assim como as principais efemérides laicas: os dias nacionais dos 27 membros da União Europeia e vários outros dias dedicados à reflexão de variada temática de âmbito social.


clique nas imagens, para aumentar


2 comentários:

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...

Não se pode prescindir
do respeito que é devido
a todo o credo assumido
com direito a se exprimir!

JCN