Entretanto, Joana Andresen (aluna da Contacto Directo – Escola de Joalheiros), arrecadou o 1.º prémio da 7.ª edição do concurso PORTOJÓIA Design, que este ano tinha como tema o Revivalismo. O trabalho premiado é um colar em filigrana, com a figura do coração de Viana do Castelo numa versão contemporânea, personificado "como um espelho de alguém jamais esquecido, por respeito e memória àquilo que se deve eternizar", descreveu a jovem criadora.
Os termos do regulamento da iniciativa ditam que, depois de ponderada a viabilidade comercial, o vencedor terá, assim, direito a ver o protótipo produzido e comercializado exclusivamente pela empresa parceira da iniciativa, OUROPA – Pedro Rosas, Lda., que, durante cinco anos, pagar-lhe-á o correspondente a cinco por cento sobre o preço da venda à saída da fábrica. Para além deste aliciante, Joana Andresen será convidada a participar na PORTOJÓIA 2012, no Espaço Criadores.
Porém, o júri não ficou indiferente à qualidade das restantes propostas apresentadas e decidiu ainda eleger um segundo e um terceiro lugares, que distinguiram Ana Azevedo, da Engenho & Arte, e Isabel Correia da Costa, igualmente da Contacto Directo – Escola de Joalheiros. A primeira criou uma peça inspirada nos tradicionais anéis solitários de noivado, adornados com um diamante lapidado; a segunda inspirou-se na natureza e criou um colar de prata cujo design representa a ramagem da macieira, adornada.
A PORTOJÓIA regressará para o ano, em Setembro.
2 comentários:
O que é eterno perdura,
sempre estando a renascer:
assim pensa a criatura
que na vida quer vencer!
JCN
Enviar um comentário