Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cartier e os Duques de Windsor - longa história de paixão

A Cartier decidiu recordar a lendária relação que manteve, ao longo de quase 40 anos, com os Duques de Windsor.

Criações únicas, fruto de encomendas especiais, que traduziram uma relação amorosa fora dos cânones, uma visão estética do mundo muito própria, e que chegaram a provocar o nascimento de um estilo.

Por ela, Eduardo VIII renuncia à coroa de Inglaterra, em 1936. Por ela, converte-se no Duque de Windsor. Ela é Bessir Wallis, nascida Wardfield, sucessivamente divorciada do conde Winfield Spencer e de Ernest Aldrich Simpson. Casa-se com ela, fala-se do acto mais romântico do século.

Durante toda a sua união, as jóias e objectos preciosos, dos mais espectaculares aos mais íntimos, selarão entre eles um delicado vínculo de paixão e de terna cumplicidade, alimentado por atenções recíprocas.

Como o seu avô, a quem se atribui a frase "rei dos joalheiros, joalheiro dos reis" sobre a Cartier, Eduardo VIII é, durante o seu curto reinado, um grande cliente Cartier, fornecedor da coroa desde 1904. E continua a ser um cliente especial depois da abdicação, em 1936. A 3 de Junho de 1937, no castelo de Candé en Monts, na região francesa de Touraine, casa-se com Wallis.

As jóias Cartier acompanham os momentos mais significativos da vida a dois. A 28 de Maio de 1972, morre o Duque de Windsor. Wallis morre em 1986. A sua colecção de jóias é vendida pela Sotheby's, em 1987. A Cartier adquire algumas das peças nessa altura, para a sua colecção particular. E vai comprando outras, à medida que elas reaparecem em leilões. A última, um célebre Flamingo de colocar ao peito, foi adquirido pela Cartier em 2010, em Londres. As peças têm sido expostas por todo o mundo, em eventos onde o "rei dos joalheiros, joalheiro de reis" mostra o seu património histórico.

Alguns exemplos:
Óculis tigre. Cartier Paris, encomenda de 1954. Ouro, eslamte, champlevé negro para os aros, duas esmeraldas nos olhos. N. Welsh, Collection Cartier © Cartier

Desenho original do alfinete de peito Flamingo, criado por Jeanne Toussaint para a Cartier em 1940. Arquivos Cartier © Cartier

Alfinete de peito Flamingo, Cartier París, 1940, platina, ouro, diamantes, esmeraldas, safiras, rubis, citrino. Nils Herrmann, Collection Cartier © Cartier
Bracelete com diamantes, com 190 mm, e nove cruzes latinas com pedras preciosas. © Courtesy Sotheby’s
Alfinete de peito, Cartier Londres, 1937, em ouro, com monograma com as iniciais WE (Wallis eEduardo), encimado da coroa ducal. Encomenda especial para o duque e duquesa de Windsor
Foto: N. Welsh, Cartier Collection © Cartier

Sem comentários: