O que é um relógio, se não uma máquina que mede o fluxo do tempo? Uma espécie de velocímetro do fluxo de uma energia de que quase não sabemos nada, excepto que existe e que nos está a levar para algum lugar...
O que é a velocidade absoluta, se não a luz, para além da qual não há mais tempo, nem espaço, nem talvez mesmo energia? A conclusão lógica é que qualquer aproximação à relojoaria é de facto uma reflexão sobre o infinito, enquanto entidade que admiramos, sem verdadeiramente a compreender.
A escolha estética, defende a De Bethune, define a opção filosófica. Com este DB25 especialmente criado para o Only Watch, a De Bethune escolheu a luz como meio a partir do qual esculpiu a sua concepção do mundo, do espaço e do tempo. A luz de um céu nocturno, polvilhado de ouro e diamantes. E retratando um céu especial - 18 de Janeiro de 1297, quando as estrelas guiaram François Grimaldi através das ruas estreitas da fortaleza do Mónaco. Disfarçado como monge franciscano, ele conseguiu passar despercebido na escuridão e abrir as portas desta praça genovesa às suas tropas.
Uns 700 anos mais tarde, no mesmo rochedo, os seus descendentes continuam a reinar sobre o Mónaco.
Descrição técnica do De Bethune Special Edition for Only Watch 2011
Functions:
Hours & minutes
Movement DB2105S – mechanical hand-wound
270 components
Mainplate and bridges in bevelled and hand-polished steel with a specular polish reminiscent of the 19th century models made for royalty, nobility and the Chinese emperors.
Twin self-regulating barrel*
Silicon/platinum annular balance*
Balance-spring with flat terminal curve*
Jewelling: 29 jewels
Frequency: 28,800 vibrations
Power reserve: 6 days
Case Classic round drum shape, 44 mm in diameter, white gold
Thickness: 12.50 mm
Hollowed lugs
Glass: sapphire crystal with double anti-reflective treatment, 1800 Vickers hardness
Crown: screw-down at 3 o’clock, setting in two positions
Case back: open with sapphire crystal with double anti-reflective treatment, 1800 Vickers hardness
Dial Depiction of the starlit sky above Monaco on January 8th 1297 when the rock was taken by François Grimaldi. The Orion and Gemini constellations stand out on the flame-blued titanium dial studded with 115 stars – 91 in white gold and 14 in invisible set diamonds. Hour and minute disc at 6 o’clock in pure sandblasted sterling silver engraved with Roman numerals for the hours and Arabic numerals for the minutes.
Strap: extra-supple alligator leather with pin buckle
Sem comentários:
Enviar um comentário