Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Calendário ecuménico Celebração do Tempo

Mais uma vez, as Paulinas Edições, em co-edição com o Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural (ACIDI), produzem o calendário Celebração do Tempo.

O "pai" da ideia, padre Peter Stilwell, Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, explica na edição de 2011 que o calendário "alia a informação sobre as tradições religiosas mais representativas à indicação das principais efemérides nacionais e internacionais de carácter profano".

Já a Alta-Comissária Rosário Farmhouse sublinha que Celebração do Tempo "tem como principal objectivo promover o conhecimento das respectivas tradições religiosas e espirituais, favorecendo o diálogo entre todos (crentes e não crentes e entre crentes de todas as confissões religiosas existentes no nosso país)".

Celebração do Tempo assinala as principais datas dos calendários religiosos do Hinduismo, Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo, Fé Bahá'i e tradições Chinesas.

Sob o patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros, Celebração do Tempo tem, do ponto de vista laico, o seu enfoque na temática das árvores, correspondendo à intenção da ONU que proclamou 2011 como Ano Internacional das Florestas. São ainda assinalados os dias nacionais dos 27 membros da União Europeia e vários outros dias dedicados à reflexão de variada temática de âmbito social.

Com investigação, organização e textos de Paulo Mendes Pinto e Rui A. Costa Oliveira, do Centro de Estudos em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, Celebração do Tempo custa 3,15 €.

Sem comentários: