As televisões de ecrãs pequenos foram consideradas como o produto de tecnologia mais ameaçado para o próximo ano, numa lista publicada pelo revendedor de produtos eléctricos PIXmania.com. A lista, que inclui Netbooks e SatNav, foi desenvolvida por um painel de especialistas que avaliaram milhares de gadgets e produtos tecnológicos para determinar quais correm um maior risco de ‘obsolência’ em 2011.
As conclusões do painel demonstram que a entrada no mercado dos Tablet computers e o número crescente de britânicos que optam por entretenimento online está a ameaçar um grande número de produtos e gadgets presentes em todos os lares.
No topo da lista está a televisão com ecrã pequeno que está ameaçada, à medida que cada vez mais pessoas optam por dispositivos de computação como o iPad ou computador portátil para ver e interagir com entretenimento. Os números mais recentes da PIXmania.com revelaram que as vendas de iPads e portáteis ultrapassam os das pequenas TVs em 100 para 1.
Ulric Jerome, director da PIXmania, comenta: “A forma como as pessoas escolhem o seu entretenimento está a mudar tal como os dispositivos que escolhem para o ver. Notícias de que o BBC iPlayer vai estar disponível no iPad, no próximo ano, vai ser o golpe final nas televisões de pequeno ecrã. Estamos a rever constantemente os produtos que temos disponíveis para garantir a melhor oferta, por isso a boa notícia para os consumidores é que há melhores substitutos.”
Kieran Alger, editor de T3 britânica, acrescenta: "A chegada do iPad e a ascensão do Smartphone está a revolucionar como, onde e quando temos acesso a entretenimento. Pela primeira vez na história, estamos a assistir a tecnologia portátil com qualidade e funcionalidade suficientes para eliminar produtos só com uma função como as TVs de ecrã pequeno.”
Foi também revelado pelo painel que o Netbook and SatNav estão ameaçados, com a crescente popularidade dos computadores Tablet. Apesar de serem bastante populares como alternativa mais barata e mais leve aos PCs, quando foram lançados há apenas três anos, a chegada este ano do touch screen tablet mais leve, com maior capacidade e maior portabilidade deverá substituir rapidamente o Netbook como o dispositivo móvel de eleição.
Os especialistas apontam para que os Smartphones computadores tablet com capacidades de Internet on-the-go vão também determinar o fim do SatNav em 2011. Está sob ameaça dos motores de busca da Internet como Google e Bing, que agora disponibilizam mapas online com aplicação de navegação. Além disso, os produtores já começam a produzir aplicações Sat Nav para telefones Android e Apple OS.
Os dispositivos de armazenamento portáteis como pens e discos USB estão também condenados a ser produtos do passado. Os especialistas prevêem que a crescente popularidade de TV conectada e computação em cloud, onde os utilizadores descarregam ficheiros, aplicações e programas ou fazem streaming a partir da internet vão eliminar a necessidade de transportar ficheiros pesados em dispositivos portáteis de armazenamento. Alger conclui: “Para cada vencedor há um derrotado e para algumas categorias de produtos como SatNavs, pequenas TVs e Netbook isto pode ser o fim."
Lista completa de tecnologias ameaçadas:
- Sat Navs
- Netbooks
- Ecrã de TV de 16" TV
- Pens USB
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário