Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As Boas Festas da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal

We make a living by what we get, we make a life by what we give.
Sir Winston Churchill

A sabedoria de Sir Winston Churchill fecha o ciclo das nossas newsletters do ano 2010, num momento em que vivemos já a época natalícia.

E esta frase não faz apenas apelo à nossa atitude para com os outros durante o período das festas de Natal mas tem um significado muito mais abrangente. Sem ter a pretensão de aqui apresentar uma profunda análise macroeconómica sobre as razões da crise, pode-se constatar, de forma geral, que a crise que estamos a passar desde há dois/três anos tem a sua raiz no facto de que, na última década, o mundo de negócios ter perdido a noção de um bom equilíbrio entre receber e dar.

Escrevo aqui de propósito “mundo de negócio” porque a euforia era colectiva. Quem não alinhava, quer como empresa, quer como indivíduo, era considerado um atrasado ou maljeitoso. Faziam-se fortunas da noite para o dia não na base de uma economia real, mas na base de uma economia virtual que alcançou uma tal complexidade que não ninguém conseguiu compreender a cadeia de criação de valor.

Como consequência, reinava a avidez e a avareza; antes de tudo interessava a obesidade da própria carteira, voava se muito alto e olhava-se quase com piedade aqueles que não conseguiam levantar voo.

Mas quem voa alto pode cair baixo. A crise pôs os desequilíbrios à luz do dia e exigiu os ajustamentos necessários. Esta é a vantagem de um mercado livre onde as correcções necessárias acontecem, mais cedo ou mais tarde, automaticamente.

O 2011 está a porta. Uma boa altura para fazer um “reset” e reiniciar muitas coisas no nosso sistema profissional. Às vezes, vale mais fazer pequenas coisas de forma perfeita do que correr, como um cão de caça histérico, atrás de grandes oportunidades que nunca se realizam.

Neste sentido, em nome da direcção da CCISP, desejo a todos os nossos associados e parceiros um feliz período natalício, com o merecido descanso, e um óptimo arranque para o novo ano, o primeiro da próxima década!

Gregor Zemp
Secretário Geral da CCISP

Sem comentários: