Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As horas paradas de um Clássico

Estação Cronográfica anda recorrentemente empoleirada em torres de igrejas, por todo o país, abrindo portas esconsas e podres, dando de caras com exemplares de relojoaria grossa tristes, parados, abandonados.

A foto que aqui lhe deixamos é de mais um caso, com que ontem nos deparámos. Por agora, apenas lhe poderemos dizer que se trata de um exemplar do século XVIII, assinado, que batia horas e quartos e que há muito deixou de funcionar.

O mais interessante é que se trata de um exemplar colocado num marcador de tempo colectivo de Lisboa dos mais importantes que a capital teve nos séculos XVI, XVII e XVIII e que ele é mesmo sujeito principal de um dos clássicos da literatura portuguesa. Sabe do que estamos a falar?

Estação Cronográfica está a estudar a peça, para a contextualizar, e a envidar esforços para que a sua recuperação seja possível. Voltaremos obviamente ao tema.

Sem comentários: