Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Meditações - mais pontualidade

Em 2007, o Presidente peruano, Alan Garcia, iniciou uma campanha nacional para a sangria temporal da economia. O lema escolhido era: "Na hora, sem demora". A partir da televisão, convidava-se os peruanos a sincronizar os seus relógios. O psicólogo Max Hernández recebeu o encargo de coordenar esta campanha maciça de mudança de comportamento. Apesar do grande apoio dos meios de comunicação social e das campanhas para apresentar a pontualidade como uma virtude, os peruanos continuam hoje a chegar tarde. Muitas vezes é só um minutinho que pode acabar sendo uma hora.
Philip Zimbardo e John Boyd, psicólogos contemporâneos norte-americanos

1 comentário:

Jorge Pires Ferreira disse...

Muito interessante esta campanha. Sempre me interroguei sobre se os povos são desenvolvidos porque são pontuais ou se são pontuais porque são desenvolvidos. Tanto quando me lembro da leitura de num livro de Edward T. Hall, a noção de tempo tende a ser mais exacta e quantificada quanto maior é o desenvolvimento material das comunidades. E li algures (onde?) que o primeiro local onde a hora foi dividida em quartos de hora, onde os relógios das torres começaram a bater os quartos, foi na Baviera, porque o tempo é dinheiro.
Muito interessante a campanha. Se tivesse dado bons resultados talvez pudesse ser replicada em Portugal. Como tenha a mania de alguma pontualidade, já li muitos livros enquanto espero por alguém. Em Portugal, quem chega a horas chega adiantado.