Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Estrutura turística para Stonehenge gera polémica

É dos sítios turísticos mais visitados de Inglaterra. O conjunto megalítico de Stonehenge, construído há mais de 5 mil anos sempre viveu rodeado em polémica. Primeiro, não se sabe muito bem para que servia - o alinhamento de pedras, em círculos concêntricos, chamado cromeleque (e de que Portugal tem alguns exemplares), tinha um posicionamento tal que leva a supor-se que marcaria, com a projecção de sombras ou a posição de raios de luz solar, determinadas alturas do ano, como os Solstícios. Sendo assim, Stonehenge e outros cromeleques seriam uma espécie de calendários perpétuos.

As autoridades querem construir no local instalações de acolhimento às centenas de milhares de turistas que ali vão, especialmente em datas solsticiais. Mas, no meio da crise britânica, há quem se interrogue sobre os milhões que estariam destinados a tal projecto. O The Guardian trás as últimas novidades, aqui.

Sem comentários: