Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Relógios no Museu de Ciência

Museu de Ciência mostra as suas Colecções. Até 30 de Agosto, no Museu de Ciência, em Lisboa, na Rua da Escola Politécnica. Em exibição sobretudo objectos do século XIX de física, química, matemática e astronomia. Para os que se interessa especificamente sobre o Tempo e os seus medidores, está patente uma pêndula reguladora, assinada (Benjamin) "Vulliamy, London" (1780-1854). Vulliamy, importante construtor de relógios astronómicos e outros instrumentos científicos fez, por exemplo, um outro regulador para o King's Observatory, em Richmond, Inglaterra, fundado em 1769 pelo rei Jorge III. Mas há mais peças relacionadas com o Tempo nesta exposição: um relógio de sol em latão desenhado para a latitude de Lisboa, assinado "André Berthet, Lisboa 1774". Há um outro relógio de sol Berthet, mais sofisticado, com Equação do Tempo, no Museu de Marinha, em Lisboa. Ainda na exposição da Escola Politécnica, um cronómetro de marinha assinado "E. Delépine". Os Delepine foram uma dinastia importante de relojoeiros normandos no século XVIII. Destaque para um cronógrafo (no sentido exacto do termo - uma máquina que serve para registar numa fita períodos de tempo intermédios e, neste caso, trata-se de um instrumento usado nas observações astronómicas), peça não assinada.

Há ainda uma ampulheta, um heliógrafo (mede diariamente as horas de sol), ou um sismoscópio munido de relógio eléctrico (ocorrido o sismo, o relógio começava a funcionar, e servia para registar o tempo da ocorrência, o seu início, duração e fim).
Horário da exposição:
De terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00
Sábados e domingos das 11h00 às 18h00
Encerra segundas e feriados

1 comentário:

mtt disse...

Está patente na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, uma exposição de Relógios de Sol (verticais e equatoriais). Um conjunto de esculturas de um artista local,Carlos Flor Dias.