Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Reportagem sobre o relógio Zenith Defy Lab na revista Turbilhão


Reportagem sobre o Zenith Defy Lab, na revista Turbilhão de Inverno


Zenith revoluciona com Defy Lab

Precisão cronométrica

Fernando Correia de Oliveira, em Le Locle

Há quase meio século, a Zenith surpreendia o mundo com o primeiro cronógrafo automático, lançando o mítico calibre El Primero, de alta frequência. Agora, volta a surpreender, com um novo órgão regulador, que prescinde da espiral e atinge níveis cronométricos extraordinários.

Desde que o holandês Huygens inventou o oscilador com roda de balanço e espiral, em 1675, que o órgão regulador de um relógio mecânico não sofreu praticamente alteração. Até agora. Perante a imprensa mundial, Jean-Claude Biver, responsável pela Relojoaria no Grupo LVMH, apresentou o digno sucessor do El Primero – o calibre ZO 342, que equipar a linha Defy Lab.

Por detrás do novo calibre, com o seu órgão oscilador monobloco, usando a vibração em vez da tradicional contracção /expansão da espiral, está Guy Semon, CEO do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do LVMH

Em Le Locle, com uma história de 152 anos de recordes de precisão (2.333 prémios de cronometria), e actualmente com 40 calibres diferentes em produção, a Zenith encontra no Defy Lab um digno sucessor do El Primero de 1969, um passo disruptivo na indústria, um calibre automático, de alta frequência (5 Hz), e capaz de medir até um décimo de segundo.

Ou do Defy El Primero 21, apresentado em Março deste ano, um cronógrafo automático que consegue medir centésimos de segundo, através de um ponteiro central dos segundos, munido de um calibre com 50 Hz de frequência. Nascia aqui uma nova linha de relógios Zenith, a Defy.

Agora, o Defy Lab tem um oscilador feito de uma só peça, de silício monocristalino e com partes mais finas que um cabelo humano. Com apenas 0,5 mm, de espessura, ele substitui o tradicional balanço/espiral e com ele trinta peças de um órgão regulador clássico, com 0,5 mm de espessura, que necessita de montagem, ajustamento, regulação, controlo e lubrificação.

Vibrando a 15 Hz (108 mil alternâncias por hora) e com autonomia de 60 horas, o novo calibre tem mais 10 por cento de autonomia que o El Primero. O triplo da frequência dá-lhe uma precisão cerca de dez vezes superior – variação média de 0,3 segundos por dia (a certificação COSC para cronómetro admite variações diária de -4 e +6 segundos.

A partir das 24 horas, os calibres clássicos começam a perder precisão. O novo oscilador garante precisão idêntica durante 95 por cento da sua reserva de corda. Como usa material compósito numa arquitectura que se baseia na vibração, deixa de haver fricção – e, com isso, não há desgaste nem necessidade de lubrificação. Mantém uma espécie de âncora, mas com um desenho completamente diferente do habitual.

Insensível às alterações de temperatura, à gravidade ou aos campos magnéticos, o novo órgão regulador torna-se assim muito mais fiável. O Defy Lab é certificado cronometricamente pelo Observatório de Besançon.

O órgão regulador do Defy Lab é de produção industrial e Jean-Claude Biver disse que ele estará disponível, não apenas para outras marcas do grupo LVMH (como TAG Heuer e Hublot), mas para toda a indústria relojoeira helvética.

Os primeiros exemplares do Defy Lab foram apresentados na altura à imprensa: pré-comprados por 10 coleccionadores, foram personalizados ao gosto de cada um. Mas todos têm caixa de 44 mm, feita também ela de um material revolucionário – Aeronith, o compósito de alumínio mais leve do mundo (2,7 vezes mais leve que o titânio e 10 por cento mais leve que a fibra de carbono).

Sem comentários: