terça-feira, 14 de maio de 2013
Em primeira mão - Hoptroff desenvolve primeiro relógio de bolso atómico
A Hoptroff, fabricante londrina de calibres, acaba de anunciar o movimento Hoptroff No. 10, destinado a equipar aquele que será o primeiro relógio de bolso atómico, medindo o tempo mil vezes de forma mais exacta que um relógio de quartzo.
O relógio de bolso é de uma categoria diferente da dos relógios que recebem sinal via rádio, e que já existem há décadas. O No.10 contém uma câmara de césio, dentro de um ambiente de temperatura controlada, um laser para excitar os átomos e um ressoador de micro-ondas que mede as transições atómicas e, assim, mede o tempo.
O No.10 tem um desvio de um segundo e meio em cada mil ano, garante a Estação Cronográfica Richard Hoptroff, Director Executivo da Hoptroff Ltd.
O relógio atómico é fornecido pela Symmetricom, empresa que o desenvolveu originalmente em colaboração com o Departamento de Defesa norte-americano, para uso em mísseis de cruzeiro e em aviões não-tripulados quando é necessário continuar a voar em áreas onde o sinal de GPS está com interferências.
O relógio de bolso terá várias complicações. É um cronómetro de marinha, capaz de determinar a longitude, mesmo depois de anos no mar. Calendário perpétuo, tem mapa zodiacal, equação do tempo e tempo sideral no mostrador. O verso ainda está a ser desenvolvido. Medindo 82 mm de diâmetro e 25 mm de espessura, o relógio deverá estar pronto dentro de um ano. A produção inicial será de apenas 12 exemplares. Os futuros compradores terão que passar um crivo de segurança, devido às capacidades do relógio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário