Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Anuário Relógios & Canetas 2023 - evento no Observatório Astronómico de Lisboa com palestra do Professor Rui Agostinho


O Observatório Astronómico de Lisboa serviu por estes dias de palco ao lançamento da edição 2023 do Anuário Relógios &Canetas. Um evento que incluiu uma palestra do astrofísico Rui Agostinho, versando a ligação milenar entre o Tempo e a Astronomia.

A iniciativa contou com a colaboração do Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC), que tem a responsabilidade da gestão do espaço museológico em que o Observatório recentemente se transformou.

Há 144 anos que o Observatório Astronómico de Lisboa tem por missão emitir a Hora Oficial para todo o país. Essa mesma missão caberá, algures a partir de 2023 ao Instituto Português da Qualidade.

É, pois, neste período de incerteza e transição, que o Anuário Relógios & Canetas decidiu atribuir o prémio Personalidade do Ano ao cientista que, nas últimas décadas, mais tem contribuído em Portugal para a divulgação da temática da medição do tempo.

Doutorado em Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte, Rui Agostinho é Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante anos responsável pela manutenção da Hora Legal, introdutor do conceito e dos meios de Time Stamping em Portugal, antigo Director do Observatório Astronómico de Lisboa, é um reconhecido divulgador de Ciência.

Da responsabilidade da Direcção do mais antigo título do seu género em Portugal, o Prémio do Anuário destinado a instituições ou personalidades que se tenham distinguido nesta área foi em 2017 para a Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa; em 2018, para José Teixeira, relojoeiro, decano do sector; em 2019 e 2020 não foi atribuído, devido à situação pandémica; em 2020, homenageou o Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, onde se encontra a mais valiosa colecção de relógios do país. Na foto, Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador, Editor-Chefe do Anuário, entrega o galardão ao Professor Rui Agostinho. 

Além do MUHNAC e do OAL, o evento contou com parcerias pro bono das empresas Alpine, Murganheira, Museu do Relógio, AIMEC, AEM e Boticas Hotel.



No evento, dissemos:

A relojoaria é uma filha da astronomia. Os astrólogos e, depois, os astrónomos precisaram de relógios cada vez mais precisos para as suas observações. As chamadas complicações astronómicas - calendários, fases e idade da Lua, equação do tempo - provocaram, a par do pêndulo, progressos significativos na tecnologia relojoeira.

A observação das estrelas permitia acertar os relógios mecânicos. Com o advento da electrónica, invertem-se os papéis, surgem os relógios atómicos, cuja precisão é superior à do movimento dos astros.

A luz viaja à velocidade de 300 mil km por segundo. A luz da Lua demora 1/3 de segundo a chegar à Terra. A luz do Sol demora 8 minutos e 1/3. A luz de Júpiter demora entre 35 e 52 minutos. A estrela Alpha Centauro demora 4 anos. Sirius está a 9 anos.luz, ou seja, quando a observamos, estamos a ver uma realidade de há 9 anos. A luz de Beatles Juice demora 430 anos a chegar à Terra. Ou seja, vemos uma realidade que ocorreu no final do século XVI. Orion está a 1.500 anos luz... A luz pode demorar dezenas de milhares de anos a chegar à Terra, vinda das regiões mais remotas da Via Láctea, a galáxia onde estamos, e que tem 100 mil anos-luz de comprimento.

Os telescópios mais avançados levam-nos a ver o passado de há milhares de milhões de anos. Olhar o céu é viajar no tempo, ver o passado. O Universo é uma Máquina do tempo. Olhem de vez em quando para o céu, observem as estrelas e... sejam felizes!

O júri do Grande Prémio de Relojoaria 2022, cuja composição está na foto acima, distinguiu ainda:


O Breguet Marine Hora Mundi foi o grande vencedor da noite - foi considerado o Relógio do Ano e foi ainda distinguido na categoria Complicação.
O Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxigen foi o vencedor na categoria Escolha do Público. Na foto em baixo, Mafalda Sanches de Baêna, Directora de Marketing e Publicidade do Anuário, entrega o galardão ao representante da marca.



O Zeppelin Atlantik Automatik GMT venceu na categoria Quotidiano. Na foto em baixo, Carlos Torres, membro do júri, entrega o prémio ao representante da marca.



O Seiko Presage Urushi venceu na categoria Design. Na foto em baixo, a entrega do galardão às representantes da marca.



O Longines Master Collection venceu no relógio Feminino. Na foto em baixo, a entrega do prémio à representante da marca.



Em cima, o Bell & Ross BR05. Em baixo, o Panerai Submersible Quaranta Quattro. Venceram, respecitvamente, nas categorias Masculino e Desportivo.



Como já referido, o Breguet Marine Hora Mundi venceu como Relógio do Ano e na categoria Complicação. Nas fotos em baixo, o representante da marca recebe os galardões de dois dos membros do júri: António Ponces de Carvalho e João Santos.




Uma assistência de mais de cem interessados seguiu a animada palestra do Professor Rui Agostinho




Dois bólides Alpine estiveram expostos no exterior do Observatório Astronómico de Lisboa. A marca foi o Patrocinador Principal do evento.






A Murganheira é dos mais antigos parceiros do Anuário e, mais uma vez, esteve presente com os seus espumantes



A AEMpress, de António Eduardo Marques (à esquerda, a falar com Jorge Pinheiro, da Sociedade de Relojoaria Independente), tem colaborado nas realizações do Anuário, dando apoio informático.


O Sushiemtuacasa é outros dos parceiros habituais nos eventos do Anuário








O Museu do Relógio ofereceu um exemplar da sua última edição especial, o Az'Zait e voltou a ser parceiro do Anuário.






Coincidência feliz... Rui Agostinho e Ponces de Carvalho foram colegas de curso, na Universidade. Um reencontro a lembrar a "serendipidade", conceito introduzido na língua portuguesa por um grande amigo do Anuário, já falecido, o Comandante Estácio dos Reis.



Os galardões deste ano foram produzidos por uma ceramista da Golegã



Eugénio Tavares de Almeida, da segunda geração à frente do Museu do Relógio




Nuno Correia, presença assídua nos eventos do Anuário





A equipa Certora / Seiko










Uma estadia de duas noites, para duas pessoas, oferta do Boticas Hotel. Uma garrafa de espumante, edição especial, da Murganheira; e um relógio Museu Az'Zait. Presentes para três dos que, em noite escura e fria, se atreveram a entrar no espaço mágico do Observatório, na Tapada da Ajuda.









O som dos eventos Anuário tem sido garantido, nos últimos anos, pela AIMEC, de António Penalva

















Sem comentários: