Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 28 de agosto de 2022

Lalique - das primeiras referências em Portugal (1909)

"A falência da arte na ourivesaria está absolutamente afirmada no nosso meio. [...] A jóia moderna tem em René Lalique o seu mais notável cultor e mais complexo renovador", escreve o jornalista F. da Silva Passos no nº 49 da revista Serão, de Julho de 1909.

Será uma das primeira referências na imprensa portuguesa a Lalique (1860 - 1945), mestre vidreiro, vitralista, ourives e joalheiro francês. Ficou bastante conhecido pelas criações em jóias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, ao estilo Art Noveau. A fábrica que fundou em 1888 ainda funciona. E o Lalique Group inclui hoje marcas de luxo como Jaguar, Bentley ou Brioni.

O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reúne quase duas centenas de obras de René Lalique, entre as quais se contam algumas das mais célebres jóias criadas pelo artista.

A origem do conjunto remonta à década de 1890, altura em que Calouste Gulbenkian e René Lalique se conheceram. A amizade de ambos, que durou meio século, levou o colecionador a adquirir, entre 1899 e 1927, a quase totalidade das obras directamente ao artista.

René Lalique






Sem comentários: