Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 3 de janeiro de 2021

Relógios & Canetas online Janeiro - Editorial - Património da Humanidade

Já disponível aqui e aqui a edição de Janeiro do Relógios & Canetas online. A maior plataforma do seu género em língua portuguesa.

Património da Humanidade

Na encruzilhada da Ciência, da Arte e da Tecnologia, as capacidades relacionadas com o domínio da relojoaria e das artes mecânicas são usadas para criar objectos capazes de medir e indicar o tempo (relógios), autómatos e andróides, esculturas e pinturas animadas, caixas de música e pássaros cantores. Estes objectos técnicos e artísticos apresentam sistemas mecânicos que geram movimentos e/ou emitem sons.

Embora geralmente escondidos, esses mecanismos podem estar à vista, contribuindo assim para a dimensão estética e poética dos objectos.

O chamado Arco Jurássico (entre a Suíça e a França, com as montanhas do Jura pelo meio), acaba de dizer a UNESCO, é uma região que continua particularmente dinâmica devido à presença de especialistas altamente qualificados, e empresas que promovem as competências e uma série de opções em termos de formação profissional.

“Servindo uma função económica, essas competências também moldaram a arquitectura, a paisagem urbana e a realidade social do quotidiano das regiões em causa. A sua prática congrega muitos valores, como ética do trabalho, pontualidade, perseverança, criatividade, destreza e paciência. A busca interminável por precisão e o aspecto intangível da medição do tempo dão a essa prática uma forte dimensão filosófica”, declara a UNESCO.

Isto tudo para justificar a inclusão das Artes Mecânicas da região do Arco Jurássico na lista de Herança Cultural Imaterial da Humanidade.

Ironia do destino – é no final de 2020 que essa distinção é aprovada, o pior ano de sempre em um século de Relojoaria na região. Um prémio a um passado sem futuro? Esperemos que não. 

Já disponível aqui e aqui a edição de Janeiro do Relógios & Canetas online. A maior plataforma do seu género em língua portuguesa.

Sem comentários: